domingo, 11 de janeiro de 2009

CD - Guns´n´Roses "Use Your Illusion II"

Há quase dois anos esbocei uma resenha dos então recém adquiridos (no balaio da Saraiva do Praia) três discos do Guns ´n´ Roses: os clássicos "Appetite for Destruction", "Use Your Illusion I" e "Use Your Illusion II". Como abandonei a idéia de escrever sobre vários discos num mesmo texto - tenho preferido dedicar um para cada álbum - somente depois que li a autobiografia do Slash me motivei a ouvir novamente esses discos, bem como os discos do Velvet Revolver e o "Chinese Democracy". Assim, começo pelos discos lançados lá no início dos anos 1990.

Pois bem.

A MTV só começou a ser retransmitida para o RS em 1991, e lembro que o primeiro programa que assisti foi o Disk MTV, com a Astrid, e o vídeo que ocupou o 1.º lugar no ranking, naquele dia, foi YOU COULD BE MINE, de um dos discos que o Guns lançou na época (no caso, "Use Your Illusion II"). Não há dúvidas de que o Guns era a maior banda do mundo no começo dos anos 1990: os vídeos da banda, alguns com alta produção quase cinematográfica, eram apresentados em primeira mão no Fantástico (lembro de "Don´t Cry", "November Rain", "Estranged"). Em que pese tudo isso, eu jamais fui fã dos caras - pelo contrário (o Barboza, sim, durante bom tempo curtiu Axl, Slash & Cia.). Acabei até incorporando algumas opiniões de outras pessoas em relação à banda, do tipo "Slash é enganador, não toca nada", mas hoje é imperioso admitir que (a) Slash é talentoso com as pentatônicas, e (b) o Guns fazia um hard rock competente e, muitas vezes, bem legal. Seja como for, YOU COULD BE MINE sempre foi uma das minhas músicas (tanto o vídeo como a composição é muito legal), com uma bela introdução de bateria, riff invejável (quase metal para o estilo da banda) e um bom refrão ("Youuuuuuuuuu could be mi-ine..."). Então, desde logo, meu favorito é esse "Use Your Illusion II" é meu preferido, exclusivamente por conter essa faixa: realmente se trata de uma música perfeita, com um riff sensacional, e uma introdução competente a cargo de Matt Sorum, Duff (o som do baixo é bem característico e presente em todas as faixas) e Slash (no feedback).

As demais faixas têm bons momentos: o riff de "Locomotive", o refrão de "Pretty Tied Up" (essa composição, de Izzy, é toda muito boa) e de "14 Years"; "Yesterdays" é boa de ouvir, mas o disco contém outras que me parecem do tipo "filler": "Shotgun Blues", "Get in the Ring", "Breakdown", e a maior de todas, "My World". Inexplicavelmente há uma versão com letra alterada para "Don´t Cry" (a música é muito boa, mas qual é a moral de apresentá-la duas vezes com o mesmo instrumental, só mudando a letra?). Há ainda os épicos "Civil War" e "Estranged", este último contou com um clip grandioso para a MTV. Assim como na parte I, há um cover, neste caso, "Knockin on Heaven´s Door" de Bob Dylan, e este não é dos meus momentos favoritos da banda.

Apesar do lançamento simultâneo mas separado, não há como avaliar individualmente os dois "Use Your Illusion", e uma opinião que acho defensável é aquela segundo a qual teria sido melhor o lançamento de apenas um disco com os melhores momentos dos dois - certamente sairia um disco matador, mas talvez o impacto não fosse o mesmo, sendo certo que ao final os dois discos alcançaram vendas expressivas (ambos receberam sete discos de platina).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails