terça-feira, 25 de outubro de 2011
URSO - Ensaio # 19 (25.10.2011, Music Box)
Uma semana de folga devido aos ensaios do Brenno em São Paulo e nos reunimos na terça chuvosa (o trânsito e a chuvarada me fizeram atrasar mais de meia hora). Esse ensaio, para mim, serviria para definir o meu timbre, sempre tentando alcançar a altura e a clareza do som do Andrio, que é espetacular (quando falávamos em Big Muff, ele deu a dica que o pedal dele é baseado na versão russa, que realmente é muito boa pelos vídeos que pesquisei no youtube). Depois da jam, tocamos o repertório, e aí fui mexendo na configuração do PODxt (stack e depois stack preamp, que foi a mais bem sucedida), o CAE wah, e o retorno do velho Jackhammer (essa dica acho que foi do Tom Morello, que li num site: o cara usa essa distorção como boost, com ganho no 0, configuração flat, só servindo o volume). Depois de tocar "Conselhos", "All Black", "Malzbier", acertei o timbre em "Sem Prejuízo", e depois ainda dei uma refinada tirando o drive do PODxt (timbre que configurei em casa, com simulação de Mesa Boogie) para tocar "Imigrante" (e aí todas as seguintes). Notável como a Fender limpa o som da distorção quando o volume fica no 5 (na Gold Top fica pouco menos suja com o volume da guitar no 2 - essa diferença é determinante em músicas com parte suja e parte limpa, como "Tia Julia e o Escrivinhador"). Aparentemente todos curtiram o resultado, e realmente teve uns momentos que o meu som tava bem colado no do Brenno, sobretudo em "Sem Prejuízo" (não sei porque não gravou a segunda execução) e "Tia Julia e o Escrivinhador" (tocamos duas vezes, assim como "Minha Alma Castelhana" - não teve jeito de não acelerar nessa, só que diferentemente das outras vezes que acelerávamos no decorrer, desta feita o Valmor e eu aceleramos desde logo). Fizemos uma bela versão de "Might Just Take Your Life" (não deu pra parar de tocar para apertar o rec) e encerramos com "Buffet Aquilo". Esse ensaio foi bem produtivo, e pelo que ouvi da gravação, já em casa, verifiquei que realmente o som está muito bom, e a banda já está em condições de agendar um show, que foi o consenso do final do ensaio.
domingo, 16 de outubro de 2011
URSO - Ensaio # 18 (13.10.2011, Music Box)
Para o Ensaio # 18 trouxe a Fender All Black e vários presets no PODxt, basicamente o que deu certo no outro ensaio (acho que o # 16), e outros como um com timbre limpo e delay para tocar "Almoço no Filhote", e versões com fuzz. Iniciamos com "Conselhos" e seguimos a ordem do repertório, mas já a partir de "All Black" notei que o meu som continuava "entubado" (como disse o Brenno), enfim, não consigo atingir o volume e a clareza do timbre do Andrio. Nessas condições tocamos "Malzbier", "Sem Prejuízo", "Imigrante", "Tia Julia e o Escrivinhador" e "Minha Alma Castelhana". Fizemos uma versão para "Almoço no Filhote". O Valmor veio preparado para tocar "Buffet Aquilo", valendo-se de um metrônomo e headphone para manter o andamento. A partir daí já tinha mudado o timbre, e mudei definitivamente quando tocamos "Sabbath Bloody Sabbath", novamente "Sem Prejuízo" (a instâncias do Valmor) e "Tia Julia" (atendendo pedido do Brenno, embora tenha admitido que na verdade ele queria praticar "Minha Alma"). No decorrer rolou umas jams muito legais com "A National Acrobat" do Black Sabbath, e os caras mandara muito bem em "Miss You" dos Stones (para eventos e festas de casamento, ficou massa). Semana que vem é de folga, voltamos na outra.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
URSO - Ensaio # 17 (Music Box, 05.10.2011)
Hoje teria rodada dupla, então me programei para perder pouco tempo nos deslocamentos. Só que não tive como não chegar atrasado no ensaio URSO, pelo trãnsito das 18h (e todas as sinaleiras fechadas no caminho). Optei por levar a Fender All Black dessa vez, liguei no PODxt com timbre "Sandman" que havia ficado legal (só que dessa vez deixei no studio-direct, e não no stack). É realmente difícil dizer qual é melhor entre a All Black e a Gold Top, e gostei de tocar a primeira nesse ensaio, com timbre bem diferente. Logo na primeira, "Conselhos", percebi o timbre característico, nem tanto do single coil, mas do braço com escala em maple. Tem um pouco de estalado, parece que se houve as cordas na madeira, sei lá, e fica bem mais fácil de diminuir o botão de volume para a parte limpa de "Tia Julia" (que tocamos duas vezes). Também tocamos o restante do repertório: "All Black", "Malzbier" (nessa senti que faltou um pouco mais de abertura no meu som), "Sem Prejuízo" e "Imigrante" (que ficou muito boa, especialmente no final infernal). Rolou outra de "Tia Julia" e uma de "Minha Alma Castelhana". O Valmor se dedicou para "Buffet aquilo", inclusive agregando uma parte nova. Tocamos mas não foi tão fluido quanto das outras vezes. É realmente difícil com todos os elementos que queremos empregar, mas acho que facilitará quando tivermos a demo para praticar em cima. Rolou uma extensa jam estilo Jeff Beck "Wired" e "Blow by Blow". Finalizamos mandando duas vezes "Sabbath Bloody Sabbath", que tem dois riffs muito divertidos de tocar. Na saída, voltei com o Andrio para vermos o Grêmio, no segundo tempo da rodada dupla.
Ensaio The Osmar Band "Zweiundfünfzig" 04.10.2011
Muita coisa tínhamos para atualizar depois de deixar passar em branco agosto e setembro sem ensaios. Comemoramos o meu aniversário trocando bastante ideia e mandando ver numa bela pizza bianca. Já era tarde quando descemos para tocar um repertório enxuto, apenas quatro músicas. Levei a BFG e toquei com o timbre do Eric Johnson, talvez tenha ficado distorcido demais.
Assinar:
Postagens (Atom)