terça-feira, 27 de dezembro de 2011
URSO - Ensaio # 24 (27.12.2011, Music Box)
A última semana de 2011 e a iminência da confirmação da primeira apresentação da URSO em 2012 (depois de mais de um ano da mais recente) nos proporcionou um ensaio em horário incomum e muito bom. Como contaríamos com a sala boa (a par), que tem um Fender para o Andrio e um Marshall JCM900 para mim, resolvi levar o equipamento que servirá para o show (Fender All Black, CAE wah, booster, flanger, delay - o PODxt apenas para afinação) e me concentrar no timbre. O Andrio trouxe duas guitars para o caso da Golden falhar na hora H. Passamos o repertório duas vezes (entre uma e outra tocamos "Buffet Aquilo" e duas vezes "Almoço no Filhote", a primeira meio corrida e a outra melhor). Na primeira passagem (EQ flat) achei meu timbre muito agudo (isso não fica tão claro na gravação), e na segunda melhorou quando reduzi o "presence", e um pouco do agudo. O Andrio, apesar do EQ com "middle" no 7 ou 8 e agudo no 6 ou 7 (e baixo no 3 ou 4), tem timbre muito mais encorpado. Talvez os captadores da minha Strato sejam mais estalados mesmo já que tendem a ser inspirados nos captadores antigos, mais magros. Enfim, vamos adiante. Utilizei o flanger em várias oportunidades, tentando encontrar as melhores partes (e cuidando para não ligar na mesma hora que o Andrio estiver mandando ver no chorus). Mais importante foi poder ouvir com clareza as partes nas quais faço uns "solos", como em "Conselhos", "Sem Prejuízo" e "Imigrante" (curtindo bastante o som do CAW wah, e achando o ponto ideal do sweep). Ao lado do Brenno consegui ouvir numa boa algumas das minhas linhas de baixo favoritas (a que acompanha os riffs principais de "All Black" e "Almoço no Filhote", dentre tantas outras). Esses ensaios têm servido sobretudo para eu e o Valmor dominarmos as músicas e aprimorarmos a performance. Acredito que é o caso.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
URSO - Ensaio # 23 (23.12.2011, Music Box)
O Brenno esteve afastado nas últimas duas semanas, e diante da perspectiva de um show URSO para o início de 2012 conseguimos horário para o meio da tarde de sexta-feira, 23/12. O Andrio levou a irmã (Dana) para se acostumar com o som forte, e chegamos todos basicamente na hora. Particularmente levei para estrear o booster, o flanger e o delay, aos quais acrescentei os velhos CAE wah e o Jackhammer. O PODxt foi utilizado apenas como afinador. A sala dedicada ao horário impar não é tão boa em termos de equipamento. O Valmor queixou-se da caixa de batera e eu não me abri muito para o Marshall Valvestate (diferentemente do JCM900 da outra sala). Passei o tempo todo tentando limpar o som, deixá-lo alto e definido, mas pelo que ficou da impressão na hora e na gravação as coisas só pioraram no decorrer (na hora achei que mandar ver no "Contour" era uma boa, mas pode ser que tenha sido ruinoso). Logo de início o Andrio passou por aperto pois a Golden Strato estava com problemas de contato. Disponibilizei a ferramenta e o Brenno deu uma força, mas o prejuízo foi o cara ter que se conter o ensaio todo. Puse-mo-nos ao repertório, alterando apenas a ordem para encerrar com "Imigrante". Seguimos, então, com "Conselhos", "All Black", "Malzbier", "Sem Prejuízo", "Tia Júlia e o Escrivinhador", "Minha Alma Castelhana", "Imigrante". Tocamos rapidamente "Got to Choose" do Kiss, e depois repetimos o repertório.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Ensaio The Osmar Band "Vierundfünfzig" 06.12.2011
O segundo tempo da minha rodada dupla de 06.12.2011 foi com a Osmar Band. Tinha me programdo para ir direto após o ensaio URSO, mas não havia recebido o chamado, então fui aguardar em casa. Meia-hora depois e já estava reunido com os caras para o 54.º ensaio. Depois da calibragem, descemos e mantivemos a média de boas performances. Fizemos uma jam C-F, e depois o Marcelo chamou uma das antigas, em homenagem ao tempo que o Alemão ia seguido para São Paulo, e toda vez acontecia algum evento marcante. Reparamos o equívoco de não iniciar com a introdução, seguida da letra antiga do Marcelo. O Alemão chamou no piano e tocamos a do bairro inverossímil. Em uma jam blues de F-C o Marcelo criou letra nova, mas depois lembrei que na verdade já havia uma letra boa para essa levada, e então recuperamos essa. Quando o Marcelo começou a contar as novidades da Vitória, lembrei que ele podia contá-las para a nossa bossa sempre improvisada. A reta final do ensaio foi com três clássicas muito bem executadas (a clássica do primeiro ensaio, a do livro de posições, e a do sotaque paulista).
URSO - Ensaio # 22 (06.12.2011, Music Box)
Todos tiveram compromissos e semana passada não houve datas disponíveis. Agendamos para a primeira semana de dezembro o 22.º ensaio, para o qual me programei com antecipação, mas tive que mudar a estratégia pelo fator climático (chuva no final da tarde) e a confirmação da rodada dupla (na saída teria ensaio com a Osmar Band). Nessas condições, levei a Fender All Black (estava na afinação padrão, mas as cordas novas - EB 11-48 - se adaptaram rapidamente ao drop-C), PODxt (bypass, distorção do JCM900 do estúdio - apenas utilizei o preset "Filhote" para "Almoço no Filhote"), Jackhammer (tentei compensar o timbre agudo com os controles de bass e treble, mas ficou treble assim mesmo...), CAE wah (mais H4n e as Lumix). O Andrio e o Brenno tinham novidades: o primeiro veio pela primeira vez com a Fender Jaguar (que mandou muito bem, sendo certo que o timbre menos estalado, como apontou o Andrio, ficou mais evidente na parte lenta de "All Black", e o "grunge apaixonado" em "Sem Prejuízo" ficou bem bonito), e o Brenno trouxe pela primeira vez esse ano o seu arsenal de pedais analógicos/antológicos, com o acréscimo de um Nano compressor (ou algo assim), que lhe permitia deixar as notas mais altas e agudas. Foram marcantes os momentos que o cara mandou ver com a distorção e o oitavador (este último, sobretudo, na parte pesada de "Imigrante", na qual senti o chão tremer). Outro "Momento Lucky Strike" foi no meio de "Minha Alma" que o cara pegou uma baqueta para tocar com a mão direita. Com meu atraso na chegada, pluguei tudo na correria, enquanto o Valmor e o Brenno já iniciavam "Conselhos". O timbre acabou ficando meio agudo demais (tentei adequar no decorrer), e seguimos com o repertório: "All Black", "Malzbier", "Sem Prejuízo", "Imigrante", "Tia Julia e o Escrivinhador" (não gravou áudio, a partir daqui tem vídeo), "Minha Alma Castelhana", "Buffet Aquilo" (duas vezes, uma sem click para o Valmor, outra com - que o Valmor preferiu), "Almoço no Filhote" (duas vezes). Os caras tinham compromisso, então saímos com alguns minutos de folga. Todas estão bem ensaiadas, faltando apenas pegar firmeza no início de "Minha Alma Castelhana", e em "Buffet Aquilo" e "Almoço no Filhote". Próxima semana será de folga e retomamos no recesso.
Assinar:
Postagens (Atom)