terça-feira, 27 de novembro de 2012

URSO - Ensaio # 64 (27.11.2012, Music Box)

Reta final para o show com a Quarto Sensorial, dia 05.12.2012, no Divina Comédia. Levei a BFG, que projeto tocar no show, e testei o Colossus com os outros dois timbres de fuzz (geralmente uso o do meio da chave, mas passei a primeira parte do ensaio com a chave para cima, e no final fiz testes com a chave pra baixo - ficou melhor para cima, mais parecido com o brown sound do Andrio - tá mais pra chokito sound na verdade, mais crocante). Com a mudança do dia da semana, em decorrência da minha semana competitiva, o Andrio acabou sem a Squier strato branca e a latinha. Então foi de Jaguar e trouxe o Mac com o PODfarm. O ampli Fender Twin Amp voltou ao estúdio, e eu toquei no ampli do lado, o Marshall JCM900. Executamos o repertório, repetimos uma ou outra, e o Brenno lembrou de tocarmos "Partiu (a ponte)". Ao final, com a presença ilustre da Liege, as jams com o riff do apagão com "Efeito Kings X", e "Vitalidade e a manutenção do sonho".

URSO - Ensaio # 63 (21.11.2012, Music Box)

Começa a preparação para o próximo show, que será dia 05.12.2012, com a Quarto Sensorial, no Divina Comédia. Levei a Goldtop, e cogito ir de Les Paul nesse show (provavelmente a BFG). Trouxe o Mudhoney II, mas desde logo achei o timbre magro demais... comparado com o Colossus, esse é bem mais encorpado, apesar de ficar devendo um pouco na definição talvez. Toquei alto pra caramba, e no final a galera já tava se apertando. Abrimos com uma jam "Fato novo", e seguimos o repertório que projetamos para o show. Rolou umas jams com riffs do Rush ("YYZ"), e o Andrio surpreendeu a todos puxando "Wasting Love" do Iron Maiden. Numa das jams teve uma hora que tocamos "Voo Livre Pt 2" da Quarto Sensorial. O Andrio tava demais e puxou um "Candy Store Rock" do Led Zeppelin. Rolou de tocarmos um riff do dia do apagão (13.03.2012 - o ensaio que tocamos uma jam e caiu a luz), ao qual agreguei um riff propício para o que o Valmor chama de "efeito Kings X". Ao final, a jam Kcrimson com "Vitalidade e a manutenção do sonho".

URSO - Ensaio # 62 (14.11.2012, Music Box)

Ensaio depois de show sempre é divertido e relaxado. Levei a Goldtop (depois de muito tempo), e trouxe o Octave. O Andrio perdeu os primeiros instantes, então fizemos umas jams: uma, outra chamada "Eu não tava nervoso", "O sentimento não se termina" (agora com o riff Mastodon aquele, com palhetada híbrida), e uma jam com a 6a corda em A (ficou violento). Tocamos ainda uma com o riff KCrimson, que nomeamos "Vitalidade e a manutenção do sonho". Com o Andrio, fomos de "Buffet Aquilo", "All Black", "Sai Nadando", "Partiu", "Sem Prejuízo", "Vem te rindo", "Bussaco" e "Bussaquinho", e finalizamos com tentativa de "Quebradeiras de Coco Babaçu" e "O sentimento não se termina".

sábado, 10 de novembro de 2012

URSO - Show # 09 (09.11.2012, Dhomba, 1.º Festival de Bandas Instrumentais de Porto Alegre, com Quarto Sensorial e Sopro Cósmico)

No final do show do Quarto Sensorial, no Centro MEME, encontramos (o Valmor e eu) o João da Categoria de Base, com quem já se havia iniciado tratativas para o que viria a ser o 1.º Festival de Bandas Instrumentais de Porto Alegre. O trabalho do cara foi excelente, pois foram reunidas 6 bandas ótimas de música instrumental de Porto Alegre, para duas noites no Dhomba (08 e 09 de novembro de 2012). Houve divulgação nas redes sociais, foram vistos vários cartazes nas ruas, e saíram notas nos jornais (ZH e Correio foram os que vi).

O Valmor acompanhou a primeira noite, na quinta, 08.11.2012, na qual tocaram Marmota Jazz, O.M.S.A e Categoria de Base. Ele levou o meu H4n e o seu Mac para registrar o áudio dos shows (captando o som da mesa, e o som ambiente). O depoimento foi de que a noite fora excelente, com belos momentos das bandas, e ótimos sons.

A hora combinada para chegarmos era 19h. Logo encontramos o saxofonista figuraça da Sopro Cósmico, e sabendo que os brothers do Quarto Sensorial não viriam para a passagem de som, fizemos a nossa passagem e aproveitamos bem o tempo: começamos com uma jam, e mandamos "Buffet Aquilo", "Almoço no Filhote" e "Saí nadando no Riacho Ipiranga". O som do Brenno fazia o chão do palco tremer, uma ótima sensação de que o som está bem encorpado. Levei o Fender Frontman 212r, e o Andrio tocou com o Fender Deluxe 112 que tinha lá. A ordem das apresentações estava indefinida, mas ao final prevaleceu o que estava no cartaz dos shows: Sopro Cósmico, Quarto Sensorial e URSO.

Na saída da passagem era 20h, encontrei o Potiguara, e combinamos de encontrarmo-nos todos mais tarde, pelas 22h. O show da Sopro Cósmico começou pouco depois das 22h30min. O trio (teclados, sax/flauta, bateria) mandou um baita som, que me lembrou Emerson, Lake & Palmer e Wayne Shorter. Gostei bastante dos sons do tecladista, com uns solos tipo Moog, e timbres Hammond, e lembrei sobretudo de Keith Emerson e Tony Banks. Os sons do saxofone foram muito legais, nunca tinha visto ao vivo um sax tocado nesse contexto E, L & P, e excelente.

A banda que todos queriam ver era o Quarto Sensorial. Os brothers Carlos, Bruno e Martin estão lançando disco novo, o "A + B", e eles fizeram um belíssimo set, muito aplaudido e comemorado pela galera que encheu a pista. Tocaram muitas de nossas favoritas, como "Inferno Astral", "Biotônico Ferreira", "Samba Cafeinado" e o hit "Baile no Manicômio". Teve até um cara que "dançou" durante o solo de bateria do Martin. Uma apresentação coxuda, e passou enorme responsabilidade para quem viria em seguida.

Subimos ao palco à 1h de sábado e sem introduções tocamos "Os Conselhos que Vos Deixo". A pista já não estava tão cheia quanto durante a apresentação do QS, mas tinha bastante gente, e a galera aplaudiu bastante o nosso som, que era bem mais pesado (ou tosco, como diria o Andrio) comparado ao das outras bandas do Festival. Seguimos com "Vem te rindo", "Tia Julia e o Escrevinhador" (a balada, como diria o Andrio), "Almoço no Filhote", "Sem Prejuízo" (muito bem recebida pela galera). A quarta corda da guitar do Andrio arrebentou, e enquanto ele repunha com uma quinta corda (na ausência de uma sobressalente da mesma espessura), Brenno, Valmor e eu fizemos uma jam com um riff simples e efetivo (tentei puxar "Quebradeiras de Coco Babaçu", mas o riff é tão quebrado que a jam poderia não render :D). A parte final reservou "Sai nadando no Riacho Ipiranga", "Buffet Aquilo" e "Imigrante". A galera pediu mais uma e entre "Bussaco" e "Malzbier" achei que cabia tocar "A Morte, o Bem e o Malzbier Livre" e curti bastante tocarmos essa música (particularmente foi emocionante tocar aqueles acordes).

Ao final muitos parabéns, sobretudo dos caras das outras bandas (Marmota Jazz, Quarto Sensorial e o João da Categoria de Base).

Os caras do site Provincia Sonora agilizaram uma belíssima resenha (clicar aqui) com fotos bem sacadas com uma Canon T1i:

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

URSO

O próximo encontro já está sendo agendado: 05.12.2012, com o Quarto Sensorial, no Divina Comédia.


Set list - ao vivo Dhomba, 09.11.2012

Os Conselhos que Vos Deixo
Vem te rindo
Tia Julia e o Escrevinhador
Almoço no Filhote
Sem Prejuízo
Saí nadando no Riacho Ipiranga
Buffet Aquilo
Imigrante
-x-
A Morte, o Bem e o Malzbier Livre



URSO - Ensaio # 61 (07.11.2012, Music Box)

Último ensaio antes do show no 1.º Festival de Bandas Instrumentais de Porto Alegre, com Sopro Cósmico e Quarto Sensorial, no Dhomba, 09.11.2012. Tocamos o set list, e repetimos apenas algumas que necessitam de ajustes, como "Buffet Aquilo". O Andrio teve que tocar, como na vez anterior, em um Marshall Valvestate 80, pois o Fender estava em manutenção.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails