segunda-feira, 30 de maio de 2005

Fórmula 1 - GP da Europa - Nürburgring (7.ª etapa, 29/05/2005, 9:00)

Os treinos voltaram ao formato antigo, com o grid sendo formatado no sábado. De forma surpreendente, Nick Heidfeld foi o mais rápido e marcou sua primeira pole. Raikkonen se posicionou em 2.º. Na largada, o finlandês passou o alemão e abriu bastante. Na primeira curva, Webber bateu em Montoya e sai da prova, afetando ainda os irmãos Schumacher.

Raikkonen andou bem a prova inteira, sempre na frente. Entretanto, o novo regulamento (que proíbe troca de pneus) vem proporcionando muitas emoções, especialmente a partir da metade da corrida, devido ao desgaste dos compostos. Isso causou muitas rodadas - Raikkonen, Alonso, Schumacher, entre outros.

Assim, Raikkonen, nas últimas 20 voltas, começou sofrer com os pneus. E na câmera on board era visível a deterioração do pneu dianteiro direito, que causava uma vibração violenta. Torci muito para que o McLaren resistisse, mas após abrir a última volta, na freada da primeira curva, a suspensão dianteira direita quebrou, projetando violentamente o carro para fora da pista (quase levou o Button junto). A vitória caiu no colo de Alonso, que comemorou muito a 4.ª vitória na temporada.

Rubinho cumpriu a tradição de, após uma corrida lamentável, sempre se redimir com uma bela corrida. Foi o caso nesse fim-de-semana, largando na frente de Schumacher e chegando em 3.º, beneficiado pela desistência de Raikkonen. Heidfeld confirmou a boa fase pessoal e da Williams, finalizando em 2.º. Montoya, em corrida de recuperação (prejudicado que foi pela trapalhada de Webber), chegou em 7.º. Massa correu na zona de pontuação a corrida inteira, mas nas últimas voltas arruinou suas chances de pontuar ao sair reto numa curva, passando pela grama.

O fim-de-semana esportivo se completou com as 500 Milhas de Indianápolis às 14h, transmitido pela Bandeirantes. Tony Kanaan largou na pole, mas chegou em 8.º (ou 9.º). Danica Patrick foi muito paparicada, liderou por algumas voltas, mas chegou em 4.º. Dan Wheldon foi o vencedor, devido à sorte que vem lhe acompanhando (faltando 3 voltas, um acidente causou bandeira amarela e impediu Vitor Meira de partir para o ataque). Brian Hertha chegou em 3.º. Bruno Junqueira sofreu acidente sério, e parece que vai passar por cirurgia para reconstrução de vértebra. A prova marcou o retorno de Kenny Brack (acho que foi ele quem sofreu um acidente horrível na última prova da temporada de 2003).

1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 59 1h31m46.648
2. NICK HEIDFELD Germany Williams-BMW 59 16.567
3. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 59 18.549
4. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 59 31.588
5. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 59 50.445
6. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 59 51.932
7. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 59 58.173
8. JARNO TRULLI Italy Toyota 59 1m11.091

1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 59
2. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 27
3. JARNO TRULLI Italy Toyota 27
4. NICK HEIDFELD Australia Williams-BMW 25
5. MARK WEBBER Germany Williams-BMW 18
6. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 17
GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 17
8. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 16
MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 16
10. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 15
RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 15
12. ALEXANDER WURZ Austria McLaren-Mercedes 6
13. JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-Petronas 5
14. PEDRO DE LA ROSA Spain McLaren-Mercedes 4
15. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Cosworth 3
16. FELIPE MASSA Brazil Sauber-Petronas 2
17. VITANTONIO LIUZZI Italy Red Bull-Cosworth 1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails