segunda-feira, 20 de junho de 2005

Fórmula 1 - GP dos Estados Unidos (9.ª etapa, 19/06/2005, 15:00)

Mais um GP com horário extremamente convidativo. Indianápolis é um circuíto motivador, onde as corridas geralmente são emocionantes.

No treino de sexta, Ralfinho Schumacher acertou o muro da curva 1, exatamente como havia feito ano passado com a Williams. Dessa vez, aparentemente, a culpa foi do pneu Michelin.

Como eu passei o fim-de-semana envolvido em concurso, não pude ver nem gravar o treino de sábado. De qualquer sorte, Trulli mandou bem e marcou a pole, seguido de Raikkonen, Button, Fisichella, Schumacher, Alonso e Barrichello. Tudo indicava uma largada empolgante, principalmente se lembrarmos da atuação sensacional das Renault no Canadá, que pularam da 1.ª para a 2.ª fila antes da freada da 1.ª curva.

No domingo, horas antes da largada, a cartolagem entrou na pista e melou a corrida. A Michelin, alegando falta de segurança nos compostos trazidos para o fim-de-semana, aconselhou todas as suas equipes a não largarem, tendo em vista o indeferimento do pedido de construção de uma chicane na fatídica curva 1. Faltou à FIA jogo de cintura na ocasião, negando autorização para as equipes utilizarem outro composto.

O resultado do imbróglio foi o maior fiasco da história da categoria: apenas os 6 carros equipados com pneus Bridgestone largaram; os demais fizeram a volta de apresentação e se recolheram aos boxes. A (justa) reação do público foi a de vaiar intensamente a falta de consideração dos dirigentes. Houve quem jogasse garrafas e latas na pista. A corrida, então, foi disputada pelas equipes Ferrari, Jordan e Minardi.

Schumacher e Barrichello dividiram a liderança, em razão dos pit stops. O momento mais emocionante foi quando Schumacher saiu do seu último pit, forçando Rubinho para fora da pista na freada do retão. Os narradores do SporTV condenaram exageradamente, na minha opinião, a atitude do alemão. Ao final da prova os dois pilotos ignoraram-se mutuamente. Antes do pódio houve uma conversa com a direção da prova, combinando como seria a comemoração, tendo em vista os apupos do público. A festa coube, afinal, a Tiago Monteiro que chegou em 3.º com seu Jordan, muito a frente do seu companheiro Karthikeyan e dos Minardi.

Foi uma corrida curiosa, obrigando o editor de imagens responsável pela transmissão a um verdadeiro milagre, a fim de dar dinâmica a uma prova monótona. Pode-se ouvir os pilotos da Minardi conversando com os engenheiros nos boxes, bem como ver aqueles gráficos que mostram aceleração, freio, marcha, rotações do motor nos carros da Minardi e Jordan.

1. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 73 1h29m43.181
2. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 73 1.522
3. TIAGO MONTEIRO Portugal Jordan-Toyota 72 1 Lap
4. NARAIN KARTHIKEYAN India Jordan-Toyota 72 1 Lap
5. CHRISTIJAN ALBERS Netherlands Minardi-Cosworth 71 2 Laps
6. PATRICK FRIESACHER Austria Minardi-Cosworth 71 2 Laps

1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 59
2. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 37
3. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 34
4. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 29
5. JARNO TRULLI Italy Toyota 27
6. NICK HEIDFELD Australia Williams-BMW 25
7. MARK WEBBER Germany Williams-BMW 22
8. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 20
9. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 17
DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 17
11. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 16
12. FELIPE MASSA Brazil Sauber-Petronas 7
13. ALEXANDER WURZ Austria McLaren-Mercedes 6
TIAGO MONTEIRO Portugal Jordan-Toyota 6
15. JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-Petronas 5
NARAIN KARTHIKEYAN Spain Jordan-Toyota 5
17. PEDRO DE LA ROSA Spain McLaren-Mercedes 4
CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Cosworth 4
CHRISTIJAN ALBERS Netherlands Minardi-Cosworth 4
20. PATRICK FRIESACHER Austria Minardi-Cosworth 3
21. VITANTONIO LIUZZI Italy Red Bull-Cosworth 1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails