terça-feira, 21 de março de 2006

Fórmula 1 – GP da Malásia (2.ª etapa, 19/03/2006, 4h)

Após perder a oportunidade no GP do Barein, desta feita eu acompanhei pela primeira vez um dos treinos livres, às 0h de quinta para sexta-feira. Ao contrário do que poderia parecer, é produtivo assistir aos treinos livres, notadamente pela chance de acompanhar os pilotos de testes (Wurz e Davidson num duelo interessante; Kubica, Mondini e outros), e ver alguns pilotos titulares "descontraindo" (como Schumacher se encondendo da câmera atrás de um mecânico).

O treino que definiu o grid foi às 3h de sexta para sábado. Fisichella surpreendeu e marcou a melhor volta, seguido de Button, o fenomenal Rosberg, Webber, Montoya, Raikkonen e Alonso. A dupla de brasileiros ficou para o fim do grid: Massa trocou duas vezes de motor no fim-de-semana, andou quase o equivalente a um GP nos treinos livres, e largou em penúltimo; Rubinho se posicionou uma posição à frente, também devido a uma troca e motor. Ralfinho é quem fechou o grid.

As previsões de chuva não se confirmaram. Fisichella largou bem e se manteve na ponta, seguido de Button e de Alonso que passou todo mundo por fora. Não demorou e ainda na 1.ª volta, Raikkonen abandonou devido a um toque de Klien que quebrou sua suspensão traseira. Rosberg, algumas voltas depois, também se retirou devido à quebra inesperada do motor Cosworth.

Os brasileiros confiaram em estratégia idêntica: apenas uma parada no meio da corrida. Massa se deu bem; conseguiu que Schumacher voltasse atrás de si, e não foi obrigado a dar passagem ao alemão (nas últimas 15 voltas, a TV mostrou mais a dupla da Ferrari do que o italiano da Renault, na expectativa de flagrante da troca de posições orquestrada dos boxes; Jean Todt também apareceu bastante nesse momento, e o Galvão insistiu em dizer que os 2 instrumentos na sua mão, com os primeiros nomes dos pilotos, eram cronômetros - foi o Gilberto quem elucidou, com propriedade, que na verdade, se tratava apenas dos dispositivos que acionavam os rádios ora de Felipe, ora de Michael).

Rubinho, por sua vez, foi penalizado com um stop-and-go de 10s por ter excedido o limite de velocidade no seu pit, o que acabou por arruinar a sua performance.

A corrida contou com várias ultrapassagens nas posições intermediárias. Além disso, restou totalmente superada aquela época de predomínio de apenas uma equipe, quando os seus dois pilotos davam uma volta em cima do terceiro colocado.

Ao final, Fisichella e Alonso fizeram a primeira dobradinha, desde o ano passado. Fica para a próxima corrida, na Austrália (o horário da transmissão é o melhor), saber até quando dura a sorte de Fisichella e a má-sorte de Raikkonen, Rubinho, Honda e McLaren.

Malaysian Grand Prix Results - 19 March 2006 - 56 Laps
1. Giancarlo Fisichella Italy Renault 56 1h30m40.529
2. Fernando Alonso Spain Renault 56 4.585
3. Jenson Button Britain Honda 56 9.631
4. Juan Pablo Montoya Colombia McLaren-Mercedes 56 39.351
5. Felipe Massa Brazil Ferrari 56 43.254
6. Michael Schumacher Germany Ferrari 56 43.854
7. Jacques Villeneuve Canada Sauber-BMW 56 1m20.461
8. Ralf Schumacher Germany Toyota 56 1m21.288
9. Jarno Trulli Italy Toyota 55 1 Lap
10. Rubens Barrichello Brazil Honda 55 1 Lap
11. Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Cosworth 54 2 Laps
12. Christijan Albers Netherlands MF1-Toyota 54 2 Laps
13. Tiago Monteiro Portugal MF1-Toyota 54 2 Laps
14. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 53 3 Laps
R Nick Heidfeld Germany Sauber-BMW 48 Engine
R Scott Speed United States Toro Rosso-Cosworth 41 Clutch
R Yuji Ide Japan Super Aguri-Honda 33 Mechanical
R Christian Klien Austria Red Bull-Ferrari 26 Hydraulics
R Mark Webber Australia Williams-Cosworth 15 Hydraulics
R David Coulthard Britain Red Bull-Ferrari 11 Hydraulics
R Nico Rosberg Germany Williams-Cosworth 6 Engine
R Kimi Raikkonen Finland McLaren-Mercedes 0 Accident

FASTEST LAP: Fernando Alonso Spain Renault 45 1:34.803

DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 18
2. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 11
JENSON BUTTON Britain Honda 11
4. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 10
5. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 9
6. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 6
7. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 4
8. MARK WEBBER Australia Williams-Cosworth 3
9. NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 2
JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-BMW 2
11. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Ferrari 1
RALF SCHUMACHER Germany Toyota 1

CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
1. RENAULT 28
2. MCLAREN-MERCEDES 15
FERRARI 15
4. HONDA 11
5. WILLIAMS-COSWORTH 5
6. SAUBER-BMW 2
7. RED BULL-FERRARI 1
TOYOTA 1

sexta-feira, 17 de março de 2006

Fórmula 1 – GP do Barein (1.ª etapa, 12/03/2006, 8h30min)

A temporada de 2006 começa com muitas alterações. Novas equipes, novos pilotos e novas regras. Os motores agora são V8 (só a Toro Rosso é equipada com motor V10 limitado). Honda é o novo nome da BAR, e a sua dupla é Rubinho/Button. Super Aguri é a segunda equipe da Honda, e nas primeiras etapas correrá como Arrows de 2002 – a dupla é Sato/Ide. A RBR comprou a Minardi e montou com ela o seu segundo time, a Toro Rosso – Liuzzi/Speed. Eddie Jordan vendeu sua equipe para a Midland, que agora corre sob o nome de MF1 com Albers/Monteiro. Rosberg tomou o lugar de Pizzonia e superou Nelsinho Piquet na briga pela 2.ª vaga da Williams. Mclaren manteve os pilotos, mas a pintura espelhada garantiu o carro entre os mais bonitos da história da categoria. A Ferrari correrá com Schumacher/Massa. A BMW assumiu a Sauber, mudou a cor do carro para branco, e correrá com Heidfeld/Villeneuve. A Renault manteve-se inalterada relativamente a 2005, assim como a RBR.

Sobre o novo sistema de classificação, transcrevo o que consta do site Globo.com : “A regra do novo treino de formação do grid da F-1 diz que vale o tempo da última parte do treinamento, que tem dez minutos e conta com apenas dez pilotos. Os outros doze são eliminados nas duas sessões anteriores, ambas de 15 minutos. O formato também motivou outra atitude curiosa dos pilotos na última parte do treino. Como os carros devem ir para os últimos 20 minutos de treinamento com o mesmo combustível que irão largar no domingo, mas podem reabastecer no fim da atividade, os pilotos ficaram literalmente gastando combustível nos primeiros dez minutos. Só depois, com o tanque vazio, eles buscaram realmente uma volta rápida”.

O treino foi às 8h de sábado, mas não consegui ficar acordado até a última parte, na qual são definidos os 10 primeiros do grid. De qualquer maneira, Schumacher surpreendeu e marcou a pole, seguido de perto por Massa e, após, Button, Alonso, Montoya, Rubinho, Weber, Klien, Fisichella, Heidfeld. O finlandês da Mclaren repetiu os insucessos nos treinos de 2005 e teve a suspensão quebrada logo na sua primeira volta rápida; ficou sem tempo e vai largar em último. Galvão já protagonizou o primeiro momento “são trinta anos de experiência” ao confundir um dos carros da MF1 com uma Mclaren: “olha ai, amigo, agora a Mclaren tá assim, com vermelho na frente e atrás... (em seguida aparece a legenda do carro com o piloto da MF1) ah, essa é a MF1, mas a Mclaren tá bem parecida”.

Com essa nova regra, curiosamente, os pilotos com os melhores tempos podem ficar para trás, como foi o caso de Villeneuve, Rosberg e Coulthard, que vão largar em 11.º, 12.º e 13.º, mas fizeram melhor tempo que o Weber, que largará em 7.º. Como os pilotos têm pouco tempo para dar as suas voltas, todos acabam na pista ao mesmo tempo, o que dá a impressão de estarem disputando a própria corrida, com ultrapassagens e tudo.

Na largada, Massa, aparentemente, partiu melhor que Schumacher, mas premido por Alonso, optou por defender a 2.ª posição e ceder espaço para o alemão na primeira curva. Não demorou e o espanhol superou o brasileiro, que voltas depois, errou a freada no final da reta dos boxes e rodou, quase colhendo o Renault. Massa antecipou o pit-stop para trocar pneus e acabou tendo sua corrida comprometida por uma falha na pistola que tira as porcas da roda.

Alonso superou Schumacher na velha tática das voltas rápidas antes das paradas nos boxes, consagrada pelo alemão. O espanhol não afinou na saída do seu pit, e permaneceu em primeiro até o final.

O GP contou com atuações brilhantes do estreante Rosberg (superou Klien no final da prova), Button (várias boas ultrapassagens, inclusive sobre Rubinho) e Raikkonen, que largou em último e chegou em terceiro.

Rubinho se deu mal pois ficou sem a terceira marcha a maior parte da corrida. Ide proporcionou o “momento Lucky Strike” ao “atropelar” um mecânico num dos seus pits; após o replay, a TV mostrou o carro do japonês deixado de lado, pois os mecânicos se posicionaram para o pit de Sato.

Schumacher e Ferrari surpreenderam com a pole, a performance, e o segundo lugar. Felizmente, Alonso quebrou a tradição do Bahrain, segundo a qual quem larga em primeiro chega em primeiro.

BAHRAIN GRAND PRIX RESULTS - 12 MARCH 2006 - 57 LAPS
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 57 1h29m46.205
2. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 57 1.2
3. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 57 19.3
4. JENSON BUTTON Britain Honda 57 19.9
5. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 57 37.0
6. MARK WEBBER Australia Williams-Cosworth 57 41.9
7. NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 57 1m03.0
8. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Ferrari 57 1m06.7
9. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 57 1m09.9
10. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Ferrari 57 1m15.5
11. VITANTONIO LIUZZI Italy Toro Rosso-Cosworth 57 1m25.9
12. NICK HEIDFELD Germany Sauber-BMW 56 1 Lap
13. SCOTT SPEED United States Toro Rosso-Cosworth 56 1 Lap
14. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 56 1 Lap
15. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 56 1 Lap
16. JARNO TRULLI Italy Toyota 56 1 Lap
17. TIAGO MONTEIRO Portugal MF1-Toyota 55 2 Laps
18. TAKUMA SATO Japan Super Aguri-Honda 53 4 Laps

R YUJI IDE Japan Super Aguri-Honda 39 Mechanical
R JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-BMW 29 Engine
R GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 21 Electronics
R CHRISTIJAN ALBERS Netherlands MF1-Toyota 0 Driveshaft

FASTEST LAP: NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 42 1:32.408

DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 10
2. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 8
3. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 6
4. JENSON BUTTON Britain Honda 5
5. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 4
6. MARK WEBBER Australia Williams-Cosworth 3
7. NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 2
8. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Ferrari 1

CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
1. RENAULT 10
MCLAREN-MERCEDES 10
3. FERRARI 8
4. HONDA 5
WILLIAMS-COSWORTH 5
6. RED BULL-FERRARI 1

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails