terça-feira, 21 de março de 2006

Fórmula 1 – GP da Malásia (2.ª etapa, 19/03/2006, 4h)

Após perder a oportunidade no GP do Barein, desta feita eu acompanhei pela primeira vez um dos treinos livres, às 0h de quinta para sexta-feira. Ao contrário do que poderia parecer, é produtivo assistir aos treinos livres, notadamente pela chance de acompanhar os pilotos de testes (Wurz e Davidson num duelo interessante; Kubica, Mondini e outros), e ver alguns pilotos titulares "descontraindo" (como Schumacher se encondendo da câmera atrás de um mecânico).

O treino que definiu o grid foi às 3h de sexta para sábado. Fisichella surpreendeu e marcou a melhor volta, seguido de Button, o fenomenal Rosberg, Webber, Montoya, Raikkonen e Alonso. A dupla de brasileiros ficou para o fim do grid: Massa trocou duas vezes de motor no fim-de-semana, andou quase o equivalente a um GP nos treinos livres, e largou em penúltimo; Rubinho se posicionou uma posição à frente, também devido a uma troca e motor. Ralfinho é quem fechou o grid.

As previsões de chuva não se confirmaram. Fisichella largou bem e se manteve na ponta, seguido de Button e de Alonso que passou todo mundo por fora. Não demorou e ainda na 1.ª volta, Raikkonen abandonou devido a um toque de Klien que quebrou sua suspensão traseira. Rosberg, algumas voltas depois, também se retirou devido à quebra inesperada do motor Cosworth.

Os brasileiros confiaram em estratégia idêntica: apenas uma parada no meio da corrida. Massa se deu bem; conseguiu que Schumacher voltasse atrás de si, e não foi obrigado a dar passagem ao alemão (nas últimas 15 voltas, a TV mostrou mais a dupla da Ferrari do que o italiano da Renault, na expectativa de flagrante da troca de posições orquestrada dos boxes; Jean Todt também apareceu bastante nesse momento, e o Galvão insistiu em dizer que os 2 instrumentos na sua mão, com os primeiros nomes dos pilotos, eram cronômetros - foi o Gilberto quem elucidou, com propriedade, que na verdade, se tratava apenas dos dispositivos que acionavam os rádios ora de Felipe, ora de Michael).

Rubinho, por sua vez, foi penalizado com um stop-and-go de 10s por ter excedido o limite de velocidade no seu pit, o que acabou por arruinar a sua performance.

A corrida contou com várias ultrapassagens nas posições intermediárias. Além disso, restou totalmente superada aquela época de predomínio de apenas uma equipe, quando os seus dois pilotos davam uma volta em cima do terceiro colocado.

Ao final, Fisichella e Alonso fizeram a primeira dobradinha, desde o ano passado. Fica para a próxima corrida, na Austrália (o horário da transmissão é o melhor), saber até quando dura a sorte de Fisichella e a má-sorte de Raikkonen, Rubinho, Honda e McLaren.

Malaysian Grand Prix Results - 19 March 2006 - 56 Laps
1. Giancarlo Fisichella Italy Renault 56 1h30m40.529
2. Fernando Alonso Spain Renault 56 4.585
3. Jenson Button Britain Honda 56 9.631
4. Juan Pablo Montoya Colombia McLaren-Mercedes 56 39.351
5. Felipe Massa Brazil Ferrari 56 43.254
6. Michael Schumacher Germany Ferrari 56 43.854
7. Jacques Villeneuve Canada Sauber-BMW 56 1m20.461
8. Ralf Schumacher Germany Toyota 56 1m21.288
9. Jarno Trulli Italy Toyota 55 1 Lap
10. Rubens Barrichello Brazil Honda 55 1 Lap
11. Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Cosworth 54 2 Laps
12. Christijan Albers Netherlands MF1-Toyota 54 2 Laps
13. Tiago Monteiro Portugal MF1-Toyota 54 2 Laps
14. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 53 3 Laps
R Nick Heidfeld Germany Sauber-BMW 48 Engine
R Scott Speed United States Toro Rosso-Cosworth 41 Clutch
R Yuji Ide Japan Super Aguri-Honda 33 Mechanical
R Christian Klien Austria Red Bull-Ferrari 26 Hydraulics
R Mark Webber Australia Williams-Cosworth 15 Hydraulics
R David Coulthard Britain Red Bull-Ferrari 11 Hydraulics
R Nico Rosberg Germany Williams-Cosworth 6 Engine
R Kimi Raikkonen Finland McLaren-Mercedes 0 Accident

FASTEST LAP: Fernando Alonso Spain Renault 45 1:34.803

DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 18
2. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 11
JENSON BUTTON Britain Honda 11
4. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 10
5. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 9
6. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 6
7. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 4
8. MARK WEBBER Australia Williams-Cosworth 3
9. NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 2
JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-BMW 2
11. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Ferrari 1
RALF SCHUMACHER Germany Toyota 1

CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
1. RENAULT 28
2. MCLAREN-MERCEDES 15
FERRARI 15
4. HONDA 11
5. WILLIAMS-COSWORTH 5
6. SAUBER-BMW 2
7. RED BULL-FERRARI 1
TOYOTA 1

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