domingo, 28 de maio de 2006

Fórmula 1 – GP da Mônaco (7.ª etapa, 28/05/2006, 9h)

O fim-de-semana teve Mônaco na Fórmula 1 e 500 Milhas de Indianápolis na Fórmula Indy. Rubinho e Tony Kanaan trocaram os capacetes (um correria com o capacete do outro), e eu e o Gilberto brincamos na sexta-feira que poderia acontecer de o Kanaan estar liderando a prova, mas ficar sem gasolina na última volta - seria irônico ele assumir a "sorte" do Rubinho com o capacete maldito.

Nos treinos, Massa errou logo na primeira saída para a tomada de tempo - destruiu a frente do carro e ficou sem tempo. Schumacher fez o melhor tempo, mas no último minuto do treino o alemão "errou" na última curva e deixou o carro parado, prejudicando Alonso, que estava para fazer a pole. Horas mais tarde, os comissários cancelaram os tempos do alemão, deixando o caminho livre para Alonso largar na frente mais uma vez. Weber foi competente e alinhou em seguida. Rubinho, com o tanque cheio para a tática de uma parada, fez um belo sétimo tempo.

O tempo estava fantástico e a corrida foi visualmente muito bonita de assistir. Não raro e as câmeras mostravam composições com a pista e os carros e a paisagem de Monte Carlo. Galvão aproveitou como nunca a chance de demonstrar todos os seus conhecimentos sobre a cidade ("ali adiante fica o hotel tal, o restaurante tal, o casino tal"). Outro lance notável da narração foi o empenho em explicar o graining, ou esfarelamento da borracha do pneu, ou a formação de um "macarrãozinho".

Alonso saiu na frente, Raikkonen ultrapassou Weber brilhantemente após a primeira curva. O finlandês estava mais rápido do que o espanhol e tudo indicava que se as estratégias de abastecimento e troca de pneus funcionassem, Raikkonen ganharia a corrida. Até que após os primeiros pits, Rosberg bateu e ficou em posição perigosa, forçando a entrada do carro-madrinha. Na relargada, Raikkonen teve o motor quebrado. Montoya assumiu a segunda posição. Rubinho estava em quinto e segurou um pelotão enorme por boa parte da corrida (Fisichella, Coulthard, entre outros). Button fez uma corrida apagadíssima, lá nas últimas posições.

Com os abandonos de Weber, Raikkonen e Trulli, Rubinho chegou a andar em 3.º e o pódio parecia garantido. Ocorre que o brasileiro foi punido com um drive through por ter passado acima do limite na sua parada nos boxes. De qualquer maneira, o 4.º lugar foi um prêmio pelo belo fim-de-semana. Coulthard foi o favorecido e apareceu com uma capa do Superman no pódio (a Red Bull, assim como no ano passado, ocasião na qual ajudou a promover o episódio III de Star Wars, desta vez a propaganda foi de Superman Returns).

Em Indianápolis, Tony Kanaan liderava faltando 7 voltas para terminar quando Felipe Giaffone roçou o muro e forçou a bandeira amarela - Kanaan foi aos boxes para abastecimento, voltou em 7.º e finalizou em 5.º. Vitória excepcional de Sam Hornish Jr. nos últimos metros em ultrapassagem sobre Marco Andretti.

Monaco Grand Prix Results - 28 May 2006 - 78 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT TIRE LAPS TIME/RETIRE
1. Fernando Alonso Spain Renault 78 1h43m43.116
2. Juan Pablo Montoya Colombia McLaren-Mercedes 78 14.567
3. David Coulthard Britain Red Bull-Ferrari 78 52.298
4. Rubens Barrichello Brazil Honda 78 53.337
5. Michael Schumacher Germany Ferrari 78 53.830
6. Giancarlo Fisichella Italy Renault 78 1m02.072
7. Nick Heidfeld Germany Sauber-BMW 77 1 Lap
8. Ralf Schumacher Germany Toyota 77 1 Lap
9. Felipe Massa Brazil Ferrari 77 1 Lap
10. Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Cosworth 77 1 Lap
11. Jenson Button Britain Honda 77 1 Lap
12. Christijan Albers Netherlands MF1-Toyota 77 1 Lap
13. Scott Speed United States Toro Rosso-Cosworth 77 1 Lap
14. Jacques Villeneuve Canada Sauber-BMW 77 1 Lap
15. Tiago Monteiro Portugal MF1-Toyota 76 2 Laps
16. Franck Montagny France Super Aguri-Honda 76 2 Laps
17. Jarno Trulli Italy Toyota 72 6 Laps, Hydraulics
R Christian Klien Austria Red Bull-Ferrari 56 Transmission
R Nico Rosberg Germany Williams-Cosworth 51 Accident
R Kimi Raikkonen Finland McLaren-Mercedes 50 Fire
R Mark Webber Australia Williams-Cosworth 48 Exhaust
R Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 46 Electrical
FASTEST LAP: Michael Schumacher Germany Ferrari 74 1:15.143


DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 64
2. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 43
3. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 27
GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 27
5. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 23
6. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 20
7. JENSON BUTTON Britain Honda 16
8. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 13
9. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 8
NICK HEIDFELD Germany Sauber-BMW 8
11. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Ferrari 7
12. MARK WEBBER Australia Williams-Cosworth 6
JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-BMW 6
14. NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 4
15. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Ferrari 1


CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. RENAULT 91
2. FERRARI 63
3. MCLAREN-MERCEDES 50
4. HONDA 29
5. SAUBER-BMW 14
6. WILLIAMS-COSWORTH 10
7. RED BULL-FERRARI 8
TOYOTA 8

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails