No último GP da temporada, o título já estava praticamente decidido em favor de Alonso. Bastava um ponto ao espanhol; a única chance de Schumacher seria vencer e Alonso não pontuar.
O treino classificatório foi empolgante: Schumacher teve problemas e não participou da última parte, ficando com a 10.ª posição do grid. Massa, sedimentando a superioridade da Ferrari, fez o melhor tempo, seguido de Raikkonen, Trulli e Alonso.
As posições se mantiveram na largada, e o melhor momento foi protagonizado por Schumacher que após a reta oposta ultrapassou as duas BMW, por dentro, na curva. Em seguida, Rosberg, que havia tocado em Webber, saiu reto, bateu, e ensejou a entrada do carro-madrinha. (A partir daí, não pude mais acompanhar a corrida, pois nos dirigimos ao Estádio Olímpico para assistir a Grêmio x São Paulo.)
Após a relargada, Schumacher passou Fisichella, mas o italiano roçou de leve o pneu traseiro esquerdo do carro do alemão, que furou. Schumacher caiu para último, antecipou o 1.º pit stop, e fez corrida de recuperação (chegou em 4.º)que serviu para mostrar que o alemão parou no auge da técnica - passou Fisichella com um autêntico drible: no final da reta dos boxes, o alemão fez a clássica pressão de sugerir uma manobra de ultrapassagem; Fisichella caiu na armadilha e errou a freada fazendo a curva lento e aberto; Schumacher não perdoou. Mais ao final, Schumacher forçou para cima de Raikkonen na mesma curva (início do S do Senna), e o finlandês não resistiu.
Rubinho andou muito, fez várias voltas rápidas, esteve boa parte do tempo na frente de Button, mas finalizou em 7.º - o inglês, em 3.º. Alonso vinha em 4.º e conquistou as posições de Button e Raikkonen nas paradas. Sato fez uma corrida excepcional chegando em 10.º. Até nova ordem, Kubica é só Kubica mesmo (não mais Kubitza).
A alegria brasileira foi comandada por Massa, que correu como nunca e venceu de forma incontestável. Alonso é o campeão, mas com a aposentadoria de Schumacher, Massa se credencia a ser um dos postulantes ao título de 2007.
A Renault confirmou o título de construtores. A Williams decepcionou, especialmente após o promissor início de ano de Rosberg (pontuou bem na primeira prova da temporada). Rubinho destruiu a previsão do Gilberto e minha de que o brasileiro exerceria natural predominância sobre Button; o que se deu foi exatamente o contrário. Mas é imperioso se dar crédito ao Gilberto, que há umas 5 corridas, quando Schumacher disparou no campeonato com vitórias e resultados melhores que Alonso, afirmou que o espanhol seria bicampeão.
Para 2007, Raikkonen e Massa dividirão a atenção da Ferrari, que terminou 2006 em alta. O bicampeão Alonso terá como companheiro na McLaren o inglês Lewis Hamilton. É provável que esses sejam os pilotos que andarão na frente ano que vem. Heiki Kovalainen dividirá a Renault com Fisichella e já se antecipa que Nelsinho Piquet ganhe a posição de titular do italiano no decorrer da temporada.
Brazilian Grand Prix Results - 22 October 2006 - 71 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT TIRE LAPS TIME/RETIRE
1. Felipe Massa Brazil Ferrari 71 1h31m53.751
2. Fernando Alonso Spain Renault 71 18.658
3. Jenson Button Britain Honda 71 19.394
4. Michael Schumacher Germany Ferrari 71 24.094
5. Kimi Raikkonen Finland McLaren-Mercedes 71 28.503
6. Giancarlo Fisichella Italy Renault 71 30.287
7. Rubens Barrichello Brazil Honda 71 40.294
8. Pedro de la Rosa Spain McLaren-Mercedes 71 52.068
9. Robert Kubica Poland Sauber-BMW 71 1m07.642
10. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 70 1 Lap
11. Scott Speed United States Toro Rosso-Cosworth 70 1 Lap
12. Robert Doornbos Netherlands Red Bull-Ferrari 70 1 Lap
13. Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Cosworth 70 1 Lap
14. Christijan Albers Netherlands MF1-Toyota 70 1 Lap
15. Tiago Monteiro Portugal MF1-Toyota 69 2 Laps
16. Sakon Yamamoto Japan Super Aguri-Honda 69 2 Laps
17. Nick Heidfeld Germany Sauber-BMW 63 Accident
R David Coulthard Britain Red Bull-Ferrari 14 Gearbox
R Jarno Trulli Italy Toyota 10 Suspension
R Ralf Schumacher Germany Toyota 9 Suspension
R Mark Webber Australia Williams-Cosworth 1 Damage
R Nico Rosberg Germany Williams-Cosworth 0 Accident
FASTEST LAP: Michael Schumacher Germany Ferrari 70 1:12.162
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 134
2. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 121
3. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 80
4. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 72
5. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 65
6. JENSON BUTTON Britain Honda 56
7. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 30
8. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 26
9. NICK HEIDFELD Germany Sauber-BMW 23
10. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 20
11. PEDRO DE LA ROSA Spain McLaren-Mercedes 19
12. JARNO TRULLI taly Toyota 15
13. DAVID COULTHARD BritainI Red Bull-Ferrari 14
14. JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-BMW 7
MARK WEBBER Australia Williams-Cosworth 7
16. ROBERT KUBICA Poland Sauber-BMW 6
17. NICO ROSBERG Germany Williams-Cosworth 4
18. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Ferrari 2
19. VITANTONIO LIUZZI Italy Toro Rosso-Cosworth 1
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. RENAULT 206
2. FERRARI 201
3. MCLAREN-MERCEDES 110
4. HONDA 86
5. SAUBER-BMW 36
6. TOYOTA 35
7. RED BULL-FERRARI 16
8. WILLIAMS-COSWORTH 11
9. TORO ROSSO-COSWORTH 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário