Os narradores da transmissora das corridas de F1 lembraram oportunamente que o grande prêmio em Montreal costuma ser acidentado, com várias entradas do carro madrinha, e daí que resolvi gravar a corrida - e incidentes não faltaram.
No treino classificatório, Hamilton assombrou a todos e fez o melhor tempo; o novato foi comemorar com Alonso, que frustrado com o 2.º lugar, repeliu a festa do companheiro. Massa não foi bem e alinhou em 5.º, demonstrando que o desempenho da Ferrari é preocupante.
Hamilton nem precisou fazer muito esforço para dividir a curva com Alonso, pois o espanhol ficou por fora, passou reto, e teve de se aquietar. Aí ficou fácil para o inglês, que abriu distância e ficou na frente até o final. Massa fazia uma boa corrida, e parecia que após os pits ficaria em condições de pleitear uma boa posição no pódio, mas após a primeira das quatro paralisações (com entrada do carro madrinha), o brasileiro saiu dos boxes (junto com Fisichella) no sinal vermelho e levou a bandeira preta.
Rubinho andou com regularidade e parte da corrida na zona de pontuação, mas acabou sendo prejudicado pela exigência de utilização dos pneus duros e macios, e na última parte da prova, quando estava na 3.ª posição, e depois de todas as paralisações, o brasileiro teve de se dirigir aos boxes e caiu para o 12.º e último lugar.
O GP de Montreal marcou, então, a primeira vitória de Lewis Hamilton, mas não há como deixar de associar, também, ao assustador acidente de Robert Kubica, o Kubitza, perto do grampo, ou cotovelo: tocado por Trulli, o polonês "virou passageiro" da BMW, que voou, bateu de frente, e foi se despedaçando por uma centena de metros, batendo outras duas vezes (no chão e no muro) até parar. A câmera pegou tudo de frente, até o instante em que a cabeça do piloto fica caída (o carro parou de lado), e todos nós que acompanhamos ao vivo o GP de San Marino de 1994 ficamos com a sensação de já ter visto o filme. As informações chegaram truncadas - primeiro, após a remoção do piloto ao hospital de Montreal, a situação era "estável"; ainda durante a corrida, avançou para "fora de perigo, falando e consciente"; mais tarde se disse que o cara tinha só quebrado uma perna; finalmente, o cara simplesmente torceu o tornozelo (e isso porque Kubitza é alto, porque como bem disse o Gilberto, se ele tivesse a altura do Nick Heidfeld teria saído ileso). O bom disso tudo é obter o atestado de que os carros de F1 (ou pelo menos os carros da BMW) são seguros e confiáveis.
Deram-se bem, ao final, os pilotos com a corda no pescoço: Wurz, que pode perder o lugar na Williams, chegou em 3.º, Kovalainen, que pode ser preterido por Piquet, em 4.º, Ralfinho, que pode ser mandado pra casa, em 8.º. Sato fez uma baita ultrapassagem, por fora, sobre Alonso e chegou em 6.º (a Super Aguri está dando um baile na Honda). E o bicampeão Alonso, que saiu umas quantas vezes da pista (aparentemente por problemas nos freios), conseguiu marcar 2 pontos.
Canadian Grand Prix Results - 10 June 2007 - 70 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 70 1h44m11.292
2. Nick Heidfeld Germany BMW 70 4.343
3. Alexander Wurz Austria Williams-Toyota 70 5.325
4. Heikki Kovalainen Finland Renault 70 6.729
5. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 70 13.007
6. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 70 16.698
7. Fernando Alonso Spain McLaren-Mercedes 70 21.936
8. Ralf Schumacher Germany Toyota 70 22.888
9. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 70 22.960
10. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 70 23.984
11. Anthony Davidson Britain Super Aguri-Honda 70 24.318
12. Rubens Barrichello Brazil Honda 70 30.439
R Jarno Trulli Italy Toyota 58 Accident
R Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Ferrari 54 Accident
R Felipe Massa Brazil Ferrari 51 Disqualified
R Giancarlo Fisichella Italy Renault 51 Disqualified
R Christijan Albers Netherlands Spyker-Ferrari 47 Damage
R David Coulthard Britain Red Bull-Renault 36 Gearbox
R Robert Kubica Poland BMW 26 Accident
R Adrian Sutil Germany Spyker-Ferrari 21 Accident
R Scott Speed United States Toro Rosso-Ferrari 9 Accident
R Jenson Button Britain Honda 0
FASTEST LAP:
Fernando Alonso Spain McLaren-Mercedes 46 1:16.367
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 48
2. FERNANDO ALONSO Spain McLaren-Mercedes 40
3. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 33
4. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 27
5. NICK HEIDFELD Germany BMW 26
6. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 13
7. ROBERT KUBICA Poland BMW 12
8. ALEXANDER WURZ Austria Williams-Toyota 8
HEIKKI KOVALAINEN Finland Renault 8
10. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 5
11. JARNO TRULLI Italy Toyota 4
DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 4
TAKUMA SATO Japan Super Aguri-Honda 4
14. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 2
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. MCLAREN-MERCEDES 88
2. FERRARI 60
3. BMW 38
4. RENAULT 21
5. WILLIAMS-TOYOTA 13
6. TOYOTA 6
7. RED BULL-RENAULT 4
SUPER AGURI-HONDA 4
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