sexta-feira, 18 de março de 2005

Menina de Ouro (Million Dollar Baby)

Sábado passado, no Cinemark.

Ganhador de Oscar de melhor filme, no cinema, eu só havia visto Titanic. E Clint, atuando, jamais em cinema (só no vídeo). De modo que assistir a Menina de Ouro foi, por assim dizer, uma dupla satisfação.
Clint impõe ao seu personagem as características usualmente empregadas em outros de seus filmes: tipo que não demonstra sentimentos, piadas sutis, tom irônico grande parte do tempo, frases espirituosas e de efeito. Mas durante toda a projeção de Menina de Ouro, não me ocorreu nenhuma lembrança dos filmes passados de Clint (tipo Crime Verdadeiro, Poder Absoluto, Mundo Perfeito, The Rookie, Tightrope), o que considero positivo. Não entendo nada de direção de filmes, mas acredito que neste Clint se superou (não por acaso foi o ganhador do Oscar) em comparação com os filmes citados, que são sonolentos ( tem que ser fã para assistir a alguns deles). Desde Sobre Meninos e Lobos que Clint engrandeceu o seu trabalho como diretor.
O filme é bom, especialmente pelo desfecho, que eu particularmente não gostei, mas que pelo menos não é do tipo previsível ou totalmente descartável. Credito as minhas reservas à "virada" na história ao fato de não estar habituado a filmes com esse tipo de final trágico.
Gostei especialmente de 3 momentos/cenas: (1) a transição de uma cena de luta para outra na qual é introduzida a Hilary Swank (a atriz é mostrada, mas por alguns instantes ainda se ouve o público da cena anterior); (2) na seqüência que mostra a Hilary ganhando várias lutas no primeiro assalto, tem uma com a câmara acompanhando a atriz até o meio do ringue, até que ela desaparece e só vemos Clint ao fundo, mas ouvimos que ela derrotou a adversária com poucos golpes (é legal porque não vemos a luta, só implicitamente sabemos que ela ganhou a luta); (3) a cena em que Hilary vê um cachorro com uma garotinha num posto de gasolina, e depois conta para Clint uma história com o seu pai - uma cena aparentemente irrelevante, mas que posteriormente cumpre uma função chave no filme.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails