sábado, 27 de agosto de 2005

Fórmula 1 - GP da Turquia (14.ª etapa, 21/08/2005, 9:00)

A Turquia recebeu neste fim-de-semana a Fórmula 1 pela primeira vez. Em Instambul constuiu-se mais um circuito projetado pelo alemão Hermann Tilke (o mesmo que criou o do Bahrein, Malásia, o novo traçado de Hockenheim). Dessa vez o alemão acertou em cheio, pois o circuito, além de muito bonito, tem um traçado que permite ultrapassagens, e mistura características de outras pistas consagradas, como Suzuka, Interlagos e Spa, tendo sido aprovado unanimemente por pilotos, imprensa e público.

Já não é mais novidade que, no próximo ano, Massa correrá pela Ferrari, e Rubinho, pela BAR. Especula-se sobre uma troca de posições entre Raikkonen e Schumacher. BMW adquiriu a Sauber, e dará o nome à equipe do suíço Peter Sauber a partir do ano que vem (e pretende a aquisição de Nick Heidfeld). A Williams abrirá mão de cumprir o contrato com a BMW até o final, tendo acertado com a Cosworth o fornecimento de motores para 2006.

O treino foi às 7h da manhã - não tive a menor condição de acompanhá-lo (só algumas voltas). Raikkonen marcou a pole, confirmando a superioridade da McLaren nesta altura do campeonato. Fisichella surpreendeu e ficou em 2.º, seguido por Alonso. Montoya rodou na última curva da sua volta de classificação, e perdeu a chance de tomar a pole. Massa fez um baita treino, classificando-se em 8.º.

Na largada, os Renault foram para cima de Raikkonen, que ainda conseguiu ficar em 2.º, atrás do Físico. Mas logo adiante, ainda na primeira volta, o finlandês assumiu a ponta e abriu distância. Massa envolveu-se em acidente na largada e a sua corrida durou apenas alguns metros (o que confirma a fama de secador do Galvão, que, antes da largada, prometia que "o Massa vai fazer a melhor corrida da sua vida").

A primeira volta foi empolgante, mas depois as coisas se acalmaram. Fisichella deixou Alonso passar e ambos correram pelos pontos - não pela vitória.

A corrida se encaminhava para o final quando Montoya, então em 2.º, aproximou-se de Tiago Monteiro para superá-lo em mais uma volta. Na freada da curva, o português não conteve sua Jordan, colidindo com a traseira de Montoya, que perdeu tempo e sujou os pneus. Alonso aproximou-se, mas não o suficiente para pressionar o colombiano. Mas algum tempo depois, Montoya saiu reto na área de escape de uma curva e cedeu a 2.ª posição para Alonso, que conseguiu contabilizar mais 2 pontos de graça.

Button, Trulli e os 2 RBR (Coulthard e Klien) andaram muito bem e conseguiram pontuar. Schumacher envolveu-se em acidente com Weber, entrou aos boxes para trocar o bico, mas perdeu algumas voltas. Retornou, ainda, à pista a fim de ultrapassar Massa e os pilotos da Williams na classificação final do grande prêmio, a fim de não ser dos primeiros a sair para a volta de classificação da próxima corrida. Após, abandonou. Os Williams tiveram uma prova estranha, pois os 2 carros tiveram o pneu traseiro direito furado por duas vezes! Ambos acabaram abandonando. O australiano, diga-se, teve tempo de efetuar belíssima ultrapassagem sobre Ralfinho (se não me engano) no começo da prova.

Com os resultados, Alonso mantém-se firme na liderança do campeonato por mais, no mínimo, três provas. Mas é inegável a superioridade técnica da McLaren, que marca os melhores tempos nos treinos e, mesmo assim, faz o 1.º pit stop algumas voltas após os concorrentes.

1. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 58 1h24m34.454
2. FERNANDO ALONSO Spain Renault 58 18.609
3. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 58 19.635
4. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 58 37.973
5. JENSON BUTTON Britain BAR-Honda 58 39.304
6. JARNO TRULLI Italy Toyota 58 55.420
7. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 58 1m09.296
8. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Cosworth 58 1m11.622
9. TAKUMA SATO Japan BAR-Honda 58 1m49.987
10. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 57 1 Lap
11. JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-Petronas 57 1 Lap
12. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 57 1 Lap
13. ROBERT DOORNBOS Netherlands Minardi-Cosworth 55 3 Laps
14. NARAIN KARTHIKEYAN India Jordan-Toyota 55 3 Laps
15. TIAGO MONTEIRO Portugal Jordan-Toyota 55 3 Laps

R CHRISTIJAN ALBERS Netherlands Minardi-Cosworth 48 Retired
R MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 32 Retired
R NICK HEIDFELD Germany Williams-BMW 29 Retired
R FELIPE MASSA Brazil Sauber-Petronas 28 Engine
R MARK WEBBER Australia Williams-BMW 20 Retired
FASTEST LAP: Montoya Colombia McLaren-Mercedes 39 1:24.770

1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 95
2. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 71
3. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 55
4. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 40
5. JARNO TRULLI Italy Toyota 39
6. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 35
7. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 32
8. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 31
9. NICK HEIDFELD Germany Williams-BMW 28
10. MARK WEBBER Australia Williams-BMW 24
11. JENSON BUTTON Britain BAR-Honda 23
12. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 21
13. FELIPE MASSA Brazil Sauber-Petronas 8
14. TIAGO MONTEIRO Portugal Jordan-Toyota 6
ALEXANDER WURZ Austria McLaren-Mercedes 6
JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-Petronas 6
17. NARAIN KARTHIKEYAN India Jordan-Toyota 5
CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Cosworth 5
19. CHRISTIJAN ALBERS Netherlands Minardi-Cosworth 4
PEDRO DE LA ROSA Spain McLaren-Mercedes 4
21. PATRICK FRIESACHER Austria Minardi-Cosworth 3
22. VITANTONIO LIUZZI Italy Red Bull-Cosworth 1
TAKUMA SATO Japan BAR-Honda 1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails