domingo, 21 de janeiro de 2007

DVDs - Satriani e Vai

JOE SATRIANI - "Satriani Live!"

"Live in San Francisco", gravado durante a turnê do "Engines of Creation", parecia ser o registro definitivo das performances ao vivo de Satriani. O set list do DVD duplo compreendia toda a discografia do guitarrista e serviu para mostrar todo o seu arsenal de truques.

Após isso, Satriani lançou mais 3 cds de estúdio ("Strange Beautiful Music", "Is There Love in Space?" e "Super Colossal"). Pois no final de 2006 fui surpreendido quando me deparei com um CD e um DVD duplos ao vivo com registro de um show da turnê de Super Colossal. Nesses casos de lançamento de CD e DVD, entendo que o que vale a pena é comprar o último, pois os CDs ao vivo diferem pouco uns dos outros (as diferenças entre "Time Machine", "Live in San Francisco" e esse "Satriani Live!" é apenas de repertório e mesmo a diferença entre os músicos que acompanham Satriani é irrelevante).

O primeiro DVD traz o show inteiro. Satriani se faz acompanhar do seu baterista de sempre (Jeff Campitelli) e do lendário baixista Dave LaRue (Dixie Dregs, John Petrucci), bem como de um guitarra-base desconhecido (Galen Henson). O set list é decepcionante, pois enfatiza demais o Super Colossal (não tem nenhuma música de "Strange (...)" e "Is There (...)". Além disso, o guitarrista perdeu a oportunidade de recuperar músicas obscuras tipo "Back to Shalla-Ball" ou qualquer outra do "Joe Satriani" que não a boa mas batida Cool #9. E quem precisa de mais versões de Flying in a Blue Dream, The Extremist, Satch Boogie, The Mystical Potato Head Groove Thing?). Faltou também uma música do excelente "Crystal Planet", como a minha favorita Up in the Sky (que aparece apenas no DVD 2, num documentário bônus). Assim, o repertório não empolga (duvido que Redshift Riders, A Cool New Way, Just Like Lightnin, One Robot´s Dream, Ten Words, Made of Tears sejam tocadas nas próximas turnês). Os bons momentos ficam com Super Colossal e Crowd Chant.

O DVD 2 tem um longo documentário sobre a parte da turnê na Índia (o baixista foi Matt Bissonette) e uns podcasts sobre a turnê européia. É legal a parte que mostra a gravação de "Super Colossal", especialmente da música Crowd Chant - aparecem os ensaios do guitarrista com a galera que compareceu para fazer o "crowd chant").


STEVE VAI - "Live at the Astoria London"

Essa apresentação de 2001, que ocupa o DVD 1, foi cobiçada por muito tempo pois, fundamentalmente, reúne uma das melhores bandas de apoio que se pode encontrar: Billy Sheehan, Virgil Donati e Tony Macalpine (acrescidos de Dave Weiner). O set list reúne clássicos como Erotic Nightmares, For the Love of God, Liberty, The Attitude Song, músicas excelentes como Giant Balls of Gold, The Crying Machine e Bad Horsie, e outras para mim desconhecidas como Chameleon, Down Deep Into the Pain, sem contar covers de Hendrix (Fire e Little Wing).

É sabido que Vai também é um autêntico performer - o cara faz poses o tempo todo enquanto toca, e consegue fazê-lo de um jeito legal. Mas acho que nenhum dos DVDs lançados pelo guitarrista fez jus a essa sua característica essencial - para mim, a melhor apresentação foi aquela que eu vi no Salão de Atos da UFRGS em março de 1998, na turnê do "Fire Garden".

O DVD 2 tem os bônus, com making of, ensaios em Los Angeles, entre outras tranqueiras, tudo muito mal aproveitado.


STEVE VAI - "Alien Love Secrets"

Esse é outro DVD cobiçado há anos: aqui, Vai e banda interpretam o meu CD favorito do guitarrista (que dá nome ao DVD) na íntegra. Uma pena que a trilha sonora é a do CD, e não um registro da banda tocando as músicas uma depois da outra como o Metallica fez no DVD bônus de "St. Anger". Mesmo assim é possível ver que alguns efeitos de estúdio podem ser repetidos ao vivo, especialmente na bateria em Bad Horsie. O melhor momento é a interpretação de Tender Surrender, cujo tema principal, aparentemente, é um "rip-off" de um riff do Hendrix. O DVD vale por mostrar o virtuosismo de Vai - as alavancadas inacreditáveis, os harmônicos artificiais gritantes e os arpejos feitos com naturalidade impressionante (a palheta desliza com facilidade sobre as cordas).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails