segunda-feira, 19 de março de 2007

Formula 1 (1.ª etapa, GP da Austrália, 18.03.2007, 0h)

Para a temporada 2007 várias (boas) modificações se fizeram em termos de pilotos e equipes. A McLaren estreou uma nova dupla com o bicampeão Alonso e o novato (e badalado) inglês Lewis Hamilton. A Renault, com nova pintura (o branco no lugar do azul foi bem criticado, mas eu achei que funcionou), manteve Fisichella e promoveu a estréia do promissor Heikki Kovalainen. A aposentadoria de Schumacher produziu muitos efeitos, dentre os quais o de abrir uma vaga na Ferrari, que afinal restou ocupada por Raikkonen (agora o finlandês terá a chance de provar o quão bom e talentoso ele parece ser); por outro lado, a disputa pela preferência da equipe fica, aparentemente, em aberto, dado que Massa encerrou 2006 em alta e nos testes pré-temporada sempre foi o mais rápido, sendo apontado por muitos como favorito ao título deste ano. Entre as equipes do meio do pelotão, a BMW parece que é a que tem o carro mais competitivo, e com uma boa dupla - Heidfeld e Kubica; a Williams, de motor Toyota, vai de Rosberg e (revigorado) Wurz; a Toyota não apresentou mudanças significativas; a Honda, que não andou nada nos testes, trouxe uma nova pintura, sem patrocínios, com uma vista do satélite do globo terrestre; a Super Aguri vem com um carro melhor e com uma dupla experiente - Sato e Davidson; a Red Bull acabou dando espaço para Weber ao lado de Coulthard; a Toro Rosso insiste em Liuzzi e Speed; por fim, uma "nova" equipe, a Spyker, com pintura laranja tipo Arrows do início dos anos 2000, agregou o novato Adrian Sutil ao já conhecido Albers.

Nos treinos classificatórios, Rubinho decepcionou ao fazer o 17.º tempo e ficar de fora das etapas posteriores; e Massa, por sua vez, que tinha grandes chances de fazer a pole, acabou tendo problemas com o câmbio e não fez nenhuma volta cronometrada na 2.ª parte do treino. Assim, o caminho ficou livre para Raikkonen marcar a melhor volta, seguido de Alonso, Heidfeld (com a veloz BMW), Hamilton (o "Robinho, como é chamado pelos brasileiros; anota esse nome aí, amigo"), "Kubitza" (afinal, aparentemente resolvida definitivamente a questão da pronúncia do nome do piloto polaco). Sato, com a Super Aguri (ou "Suzuki", como diz o outro), alinhou em 10.º, antecipando o que pode ser a supremacia da equipe sobre a Honda.

Antes da corrida passou um vídeo com alguns momentos do 1.º GP da Austrália, em Adelaide, em 1985. Felizmente consegui gravar tudo.

A largada foi sensacional com Raikkonen saindo na frente, seguido de Heidfeld e Hamilton (demorou para o narrador se dar conta de que o inglês, premido por Kubitza, deu a volta para o outro lado e passou Alonso por fora). Não demorou e o finlandês abriu larga vantagem sobre os demais. Legal foi ver Hamilton abrindo distância de Alonso. Massa largou em último - a equipe trocou o motor - e foi cauteloso, ganhando posição por posição. Quando se posicionou atrás de Rubinho acabou ficando retido pela Honda bem mais lenta de Button. Após mais de 10 voltas, Rubinho conseguiu passar do seu companheiro de equipe e conseguiu fazer quase 2s por volta - mas em seguida teve que fazer o primeiro pit-stop.

Dos estreantes, não há dúvidas de que Hamilton apresentou as credenciais de que se trata de um grande piloto e foi uma pena quando Alonso saiu do último pit na frente do inglês para chegar em 2.º. Kovalainen, por sua vez, não poderia ter sido mais desastrado; o cara saiu umas 4 vezes da pista, e se antes do início da temporada era Fisichella quem tinha o posto ameaçado pelo Nelsinho Piquet, agora as atenções se voltam para o finlandês novato (ainda assim o cara finalizou na frente do Rubinho).

Kubitza lamentavalmente abandonou, e Coulthard - literalmente - passou por cima de Wurz: quase que a Red Bull bateu na cabeça do austríaco.

A temporada inicia com a Ferrari disposta a retomar a supremacia exercida nos 2 útltimos anos pela Renauld (com Alonso). Mas a McLaren com a excepcional dupla Alonso/Hamilton promete poles, vitórias e pódios. Resta a Massa superar os incidentes do fim-de-semana e se recuperar já para o próximo GP da Malásia, onde terá oportunidade para desde logo partir para consolidar sua condição de postulante ao título.

Australian Grand Prix Results - 18 March 2007 - 58 Laps
1. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 58 1h25m28.770
2. Fernando Alonso Spain McLaren-Mercedes 58 7.242
3. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 58 18.595
4. Nick Heidfeld Germany BMW 58 38.763
5. Giancarlo Fisichella Italy Renault 58 1m06.469
6. Felipe Massa Brazil Ferrari 58 1m06.805
7. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 57 1 Lap
8. Ralf Schumacher Germany Toyota 57 1 Lap
9. Jarno Trulli Italy Toyota 57 1 Lap
10. Heikki Kovalainen Finland Renault 57 1 Lap
11. Rubens Barrichello Brazil Honda 57 1 Lap
12. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 57 1 Lap
13. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 57 1 Lap
14. Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Ferrari 57 1 Lap
15. Jenson Button Britain Honda 57 1 Lap
16. Anthony Davidson Britain Super Aguri-Honda 56 2 Laps
17. Adrian Sutil Germany Spyker-Ferrari 56 2 Laps
R Alexander Wurz Austria Williams-Toyota 48 Damage
R David Coulthard Britain Red Bull-Renault 48 Accident
R Robert Kubica Poland BMW 36 Gearbox
R Scott Speed United States Toro Rosso-Ferrari 28 Tyre
R Christijan Albers Netherlands Spyker-Ferrari 10 Accident
FASTEST LAP: Kimi Raikkonen Finland Ferrari 41 1:25.235

1. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 10
2. FERNANDO ALONSO Spain McLaren-Mercedes 8
2. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 6
4. NICK HEIDFELD Germany BMW 5
5. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 4
6. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 3
7. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 2
8. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 1

1. MCLAREN-MERCEDES 14
2. FERRARI 13
3. BMW 5
4. RENAULT 4
5. WILLIAMS-TOYOTA 2
6. TOYOTA 1

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