quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Formula 1 - GP do Brasil (17.ª etapa, 21.10.2007, 14h)

Três pilotos chegaram à última etapa da temporada de 2007 com chances de se tornar campeão, e Hamilton (líder desde a 3.ª prova) era o favorito (bastava ao inglês chegar em 5.º lugar). Raikkonen, por outro lado, a zebra (passou boa parte do campeonato em 4.º lugar) pois dependia de combinação de resultados. Após o GP da China, Ron Dennis admitiu que a McLaren corre contra Alonso, e nessas condições pode-se dizer que o espanhol só podia contar consigo mesmo para conquistar o tri-campeonato.

Não vi o treino (sessão de fotos): Massa fez o melhor tempo, seguido de Hamilton, Alonso e Raikkonen, e assim a emoção na primeira curva após a largada estava garantida.

Tão logo foi acionada a luz verde, Massa se projetou à frente de Hamilton. Raikkonen chegou junto no S do Senna e passou o inglês, e ainda o fez perder posição para Alonso. Na curva seguinte (do lago), Hamilton tentou forçar sobre Alonso e saiu da pista, perdendo várias posições. Esses 20s foram memoráveis. Algumas voltas depois, a McLaren de Hamilton quase parou (ainda se discute se foi falha mecânica ou do piloto), mas o carro em seguida voltou a andar. As chances do inglês ainda não estavam completamente comprometidas - faltava um erro de estratégia da McLaren que resolveu mandar Hamilton aos boxes por 3 vezes. Assim, quando o cara estava perto da zona de pontuação, tinha de trocar pneus e abastecer, e aí refazer todo o trabalho na pista.

Massa não tinha nada a perder e se manteve o tempo todo na frente. Raikkonen, atento ao que ocorria com as McLaren, acompanhava de perto. Alonso jamais acompanhou o ritmo das Ferrari. Rosberg, Heidfeld e Kubica andaram com consistência, destaque para o primeiro.

Quando da segunda parada nos boxes, a Ferrari promoveu a troca de posições entre Massa e Raikkonen, pois com a vitória o finlandês teria chances de ser campeão, caso Hamilton não chegasse em 5.º. Pois o piloto da McLaren não foi além da 7.ª posição, e Raikkonen correu para ser campeão. Nas últimas voltas ainda rolou um certo suspense, com a emocionante disputa de posições entre Rosberg e Kubica (se os dois abandonassem, o título seria de Hamilton). Após o final da corrida, a comemoração de Raikkonen, o sorriso de Alonso e a frustração de Hamilton, o resultado chegou a ficar sub judice com a suspeita de que Williams e BMW teriam andado com combustível irregular. Felizmente os resultados foram mantidos.

O final do campeonato (a) premiou o piloto que teve mais vitórias e andou com muita consistência na 2.ª metade da temporada, e (b) puniu o piloto que pagou o preço pela inexperiência e pelas falhas do seu chefe de equipe. Bem vistas as coisas, quem perdeu os campeonatos (construtores e pilotos) foi a McLaren de Ron Dennis.

Foi uma bela temporada, com 4 excelentes postulantes ao título em ótima forma. Espera-se que para 2008 a BMW, Toyota, Williams e Renault tenham carros competitivos para ganhar corridas. Mas, por enquanto, a Finlândia tem mais um campeão de pilotos.

Brazilian Grand Prix Results - 21 October 2007 - 71 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 71 1h28m15.270
2. Felipe Massa Brazil Ferrari 71 1.493
3. Fernando Alonso Spain McLaren-Mercedes 71 57.019
4. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 71 1m02.848
5. Robert Kubica Poland BMW Sauber 71 1m10.957
6. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 71 1m11.317
7. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 70 1 Lap
8. Jarno Trulli Italy Toyota 70 1 Lap
9. David Coulthard Britain Red Bull-Renault 70 1 Lap
10. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 70 1 Lap
11. Ralf Schumacher Germany Toyota 70 1 Lap
12. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 69 2 Laps
13. Vitantonio Liuzzi Italy Toro Rosso-Ferrari 69 2 Laps
14. Anthony Davidson Britain Super Aguri-Honda 68 3 Laps
R Adrian Sutil Germany Spyker-Ferrari 43 Damage
R Rubens Barrichello Brazil Honda 40 Engine
R Heikki Kovalainen Finland Renault 35 Accident
R Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 34 Hydraulics
R Jenson Button Britain Honda 20 Engine
R Mark Webber Australia Red Bull-Renault 14 Transmission
R Sakon Yamamoto Japan Spyker-Ferrari 2 Accident
R Giancarlo Fisichella Italy Renault 2 Accident
FASTEST LAP: Kimi Raikkonen Finland Ferrari 66 1:12.445

Final points standings (after 17 rounds)

DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 110
2. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 109
3. FERNANDO ALONSO Spain McLaren-Mercedes 109
4. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 94
5. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 61
6. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 39
7. HEIKKI KOVALAINEN Finland Renault 30
8. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 21
9. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 20
10. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 14
11. ALEXANDER WURZ Austria Williams-Toyota 13
12. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 10
13. JARNO TRULLI Italy Toyota 8
14. SEBASTIAN VETTEL Germany Toro Rosso-Ferrari 6
15. JENSON BUTTON Britain Honda 6
16. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 5
17. TAKUMA SATO Japan Super Aguri-Honda 4
18. VITANTONIO LIUZZI Italy Toro Rosso-Ferrari 3
19. ADRIAN SUTIL Germany Spyker-Ferrari 1

CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. FERRARI 204
2. BMW SAUBER 101
3. RENAULT 51
4. WILLIAMS-TOYOTA 33
5. RED BULL-RENAULT 24
6. TOYOTA 13
7. TORO ROSSO-FERRARI 8
8. HONDA 6
9. SUPER AGURI-HONDA 4
10. SPYKER-FERRARI 1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails