Palco dos testes durante todo o ano, o circuíto de Barcelona é bem conhecido por todas as equipes e pilotos. Agregando-se a isso a característica de ser pouco favorável à ultrapassagens, e de que dos últimos 11 GPs lá disputados, quem largou na pole position foi vencedor em 10 oportunidades, podia-se prever uma corrida enfadonha. E com o tempo ensolarado na Espanha, nem cogitei gravar o GP, apesar de ter conseguido acompanhar partes dos treinos livres.
Dito isso, a corrida se decidiu no treino classificatório de sábado. Raikkonen fez o melhor tempo, largou na frente no domingo e venceu de ponta-a-ponta. Alonso, correndo em casa, utilizou-se da tática de colocar pouco combustível para conseguir um bom tempo no treino, e alinhou em segundo. Na largada, Massa, o terceiro, mandou bem e fez o que lhe competia: passou Alonso antes da primeira curva e garantiu a dobradinha da Ferrari. Mais tarde o espanhol abandonaria com problemas no motor.
Se não por outra coisa, essa corrida ficou marcada pelo violento acidente de Kovalainen: o finlandês passou na zebra em uma curva, e quando se preparava para a seguinte a suspensão quebrou/pneu furou e o carro saiu reto, só parando sob a proteção de pneus. A imagem da câmera "on board" foi impressionante, e a equipe de resgate demorou para chegar, mas o piloto foi removido com sucesso do carro e saiu na maca, dando sinal de ok.
Piquet andou bem em todos os treinos, e alinhou em 10.º, mas não demorou para o cara sair da pista sozinho, e chocar-se com Bourdais numa tentativa de ultrapassagem (não concordei com quem achou que o brasileiro se precipitou). Barrichello se involveu num insólito acidente nos boxes com Fisichella. É bom que se diga que o italiano vem andando forte, na medida do possível, com a sua Force India.
Se por um lado no GP da Espanha muitas equipes apareceram com carros alterados aerodinamicamente (Honda e Renault ficarm muito legais, principalmente o segundo, que na parte de trás lembrou um carro dos anos 70/80), a Super Aguri quase não levou seus carros para a pista e tem o futuro incerto (um interessado na sua aquisição desistiu da compra, e Aguri Suzuki aparentemente está com problemas financeiros para manter a equipe).
Spanish Grand Prix Results - 27 April 2008 - 66 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 66 1h38m19.051
2. Felipe Massa Brazil Ferrari 66 3.228
3. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 66 4.187
4. Robert Kubica Poland BMW Sauber 66 5.694
5. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 66 35.938
6. Jenson Button Britain Honda 66 53.010
7. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 66 58.244
8. Jarno Trulli Italy Toyota 66 59.435
9. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 66 1m03.073
10. Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 65 1 Lap
11. Timo Glock Germany Toyota 65 1 Lap
12. David Coulthard Britain Red Bull-Renault 65 1 Lap
13. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 65 1 Lap
R Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 41 Engine
R Fernando Alonso Spain Renault 34 Engine
R Rubens Barrichello Brazil Honda 34 Damage
R Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 21 Accident
R Anthony Davidson Britain Super Aguri-Honda 8 Radiator
R Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 7 Damage
R Nelson Piquet Brazil Renault 6 Accident
R Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 0 Accident
R Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 0 Accident
FASTEST LAP: Kimi Raikkonen Finland Ferrari 46 1:21.670
Points standings (after 4 rounds)
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 29
2. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 20
3. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 19
4. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 18
5. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 16
6. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 14
7. JARNO TRULLI Italy Toyota 9
8. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 8
9. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 7
10. FERNANDO ALONSO Spain Renault 6
11. KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 5
12. JENSON BUTTON Britain Honda 3
13. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 2
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. FERRARI 47
2. BMW SAUBER 35
3. MCLAREN-MERCEDES 34
4. WILLIAMS-TOYOTA 12
5. TOYOTA 9
6. RED BULL-RENAULT 8
7. RENAULT 6
8. HONDA 3
9. TORO ROSSO-FERRARI 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário