segunda-feira, 23 de junho de 2008
Ensaio - The Osmar Band - Em 17.06.2008 pela quinta vez
Os caras, junto com o Bartolomeu, já estavam lá quando cheguei, atrasado. O Alemão sugeriu aproveitarmos a oportunidade para uma sessão acústica, junto ao grande piano da sala, mas ninguém levou a sério a proposta e nos posicionamos como de costume. O Marcão tocou só a meia-lua, pois a bateria está no conserto (aparentemente, ela liga e desliga aleatoreamente, sem preservar o "preset"). Não lembro exatamente a ordem das músicas, mas homenageamos duas marcas de whiskey, gravamos uma versão com vocal da seqüência de acordes C-Bb-G#-G-F-Eb-D-C do último ensaio, compus e os caras acompanharam uma conduzida pela guitarra nos acordes E-G-D e depois A-C-D, uma outra que o Alemão estava tocando em C e fiz acompanhamento nos acordes C-G-F-D que parece ter ficado bem legal com o vocal do Marcelo. Além disso, detonamos mais uma vez "Smoke on the Water": dedicamos bastante tempo para esta, o Marcelo deu a dica para cantar e eu me esforcei, do jeito que deu, para soltar a voz (o que não é fácil). Em umas outras duas, que pareciam jazz, toquei como se fosse baixo, uma no ritmo 4/4 com as notas sendo tocadas alealeatória e cromaticamente, e a outra da mesma forma mas seguindo a "escala" de F. Durante a música "C-Bb-G#-G-F-Eb-D-C" me ocorreu de, ao invés de acompanhar o baixo conduzido pela mão esquerda do Alemão no Triton, tocar melodias nas partes mais altas (isto é, mais perto da ponte e nas primeiras cordas); em outras palavras, ao invés de tocar riffs, ou acordes, ou dedilhados, o lance talvez seja o de tentar compor melodias que se harmonizem com os acordes e as melodias executadas no Triton. Bem, isso exige um pouco mais de conhecimento musical a respeito de escalas e tal, coisa que eu não tenho, pois afinal toco na escala G ou Em há mais de 10 anos. Então, tento me virar e enganar um pouco no velho método da tentativa e erro: uma hora eu acerto algumas notas que sejam da escala da música que o Alemão estiver tocando. Isso ocorreu durante a "C-Bb-G#-G-F-Eb-D-C", e pode ser que funcione no restante das músicas mais antigas dos caras. Para minha surpresa e satisfação pessoal, o Marcão reconheceu quando toquei no Triton o riff de uma música do Kiss ("War Machine"). [pausa para ouvir os mp3 disponibilizados pelo Marcão] Diferentemente da opinião da maioria, não achei estranhos os vocais nem nada. Algumas músicas ficaram boas, e já acho que temos um repertório ou set-list com um punhado de boas composições, ou pelo menos de boas composições para tocar. O Marcão já havia anunciado que faria uma limpeza (leia-se, cortes e edições) em alguns arquivos, então esperava que fosse rolar um "melhores momentos" de "Smoke...", tipo uns 4, 5min; não pude deixar de rir, então, com o arquivo da música com a advertência "só o que se salvou", e o que se salvou foi 1 min (!) com apenas o refrão (!) "Smoooooooke on the waaaaateeeeer". O Marcelo, que tem o arquivo inteiro, foi mais encorajador, assegurando que existem ainda alguns momentos ali em que cantamos mais ou menos em sincronia. Seja como for, a idéia de encaixar uns contos antigos (escritos há mais de 10 anos) parece uma boa para converter jams em músicas. Vou fazer agora uma seleção do repertório com as melhores desde que comecei a tocar com OsMar.
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