sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Discoteca Erga Omnes - AC/DC - Dirty Deeds Done Dirt Cheap

AC/DC - Dirty Deeds Done Dirt Cheap

Ouvi esse cd pela primeira vez em julho de 1993 - aluguei na antiga Vídeo World, perto da TV3, juntamente com o Animalize do Kiss. Na época eu estava bem sintonizado com Razor´s Edge e o Live, de modo que Dirty Deeds causou surpresa: trata-se de um disco de 1976, gravado de um jeito que parece uma demo bem gravada.

Mas é inegável que as músicas são muito boas, mesmo as mais obscuras; eu diria que é divertido ouvir esse disco. A música título, que é a minha favorita, é a primeira faixa, e é igual à versão tocada ainda hoje ao vivo, mas, evidentemente, sofre a condição de ser uma versão de estúdio - muito mais contida. LOVE AT FIRST FEEL tem o mesmo clima dos primeiros discos da banda; um rockinho legal, com bom refrão.

Em BIG BALLS Bon Scott consegue mostrar por que, além de ser um grande vocalista, o cara é acima de tudo um grande artista. Bon interpreta a letra, tornando-a ainda mais hilários os jogos de palavras e os duplos sentidos. ROCKER é um clássico da fase com o falecido vocalista, geralmente empregada para encerrar os shows. Trata de um tema recorrente nas músicas da banda nos anos 70: a vida de roqueiro. É a música mais acelerada do disco.

Inexplicavelmente - para mim, pelo menos -, PROBLEM CHILD é a mesma que aparece no álbum Let There Be Rock. E é uma das melhores músicas de ambos os discos, tendo uma letra com rimas muito legais. THERE´S GONNA BE SOME ROCKIN é uma baita música - divertida e com uma levada irresistível, somando-se a um belo refrão. Diga-se, por sinal, que os backing vocals são excelentes em todas as músicas. AIN´T NO FUN WAITING ROUND TO BE A MILLIONAIRE é outra com letra bastante pessoal, e tem um riff melódico e bem sofisticado (em comparação com os geralmente empregados pelos irmãos Young, que empregam apenas acordes abertos).

RIDE ON é, talvez, a única balada composta pela banda. Mas ao invés de ser uma balada romântica, é daquele tipo de balada triste, engrandecia pelos vocais de Bon Scott, os backing vocals no refrão, e os solos brilhantes de Angus Young. É, realmente, uma música surpreendente e com qualidade superior. SQUEALER é a última e a mais fraca do disco.

Lembro que esses dois cds - Dirty Deeds e Animalize - eu gravei numa fita de 90 minutos, pois ambos tinham menos de 45 minutos. Lembro, ainda, que eu costumava ouvir os dois discos um após o outro - não eram os meus favoritos, mas eu não conseguia ficar indiferente a eles. Mais tarde, elegi Animalize um dos meus favoritos do Kiss, e esse Dirty Deeds um dos bons álbuns do AC/DC.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails