Com o campeonato decidido em favor de Alonso, as atenções se voltam para o campeonato de construtores e para a próxima temporada. A cada dia surgem novidades, como a confirmação da compra da BAR pela Honda - já a partir de 2006 Rubinho e Button correrão sob o nome da Honda, sendo que provavelmente haverá um time B da construtora japonesa, no qual correria Sato e outro piloto (Davidson?). Anunciou-se, também, o interesse da Coca-Cola em ingressar com patrocínio forte para alguma equipe, a fim de rivalizar com a Red Bull. Outra confirmação foi que a Williams correrá com motores Toyota em 2007.
Falou-se que nestas duas últimas provas haveria maior disputa de posições, especialmente quanto aos pilotos da Renault e McLaren pela decisão do título de construtores; Alonso, já campeão, poderia ser mais agressivo e seria desejável que brigasse pela vitória e não somente pelos pontos. Isso tudo sem menosprezar a disputa entre as outras equipes por melhores colocações no campeonato, como BAR, Toyota, Ferrari, Williams e RBR.
O treino de sábado (horário excelente - 1h da manhã de sexta para sábado) foi espetacular. A pista estava molhada, mas não chovia no início da classificação. Os brasileiros, no entanto, fizeram voltas medíocres, especialmente Pizzonia. Depois da metade do treino começou a chover forte, o que prejudicou os últimos a saírem da pista. O grid ficou, então, praticamente invertido. Ralfinho foi o pole, seguido de Button e Fisichella. Mas Alonso foi o 16.º, e Raikkonen 17.º. Schumacher largou mais à frente, em 14.ª. Para se ter uma idéia, Albers foi o 13.º.
Na largada, Ralfinho manteve a liderança, mas Button foi mal (saia uma estranha fumaça da BAR do inglês). Coulhtard foi brilhante, largando em 6.º e conseguindo 2 posições antes da 1.ª curva. Sato e Rubinho se passaram na mesma curva e foram para a areia; o brasileiro furou o pneu traseiro esquerdo e o japonês danificou o bico. Antes da reta dos boxes, Villeneuve apertou Montoya e mandou o colombiano para o guard rail. Posteriormente foi considerado culpado pelo acidente e foi-lhe acrescido 20s do tempo de prova. O carro-madrinha entrou e liderou os carros por mais de 5 voltas. Na relargada, Schumacher superou Klien. Pizzonia, de maneira ridícula, rodou e saiu da prova de forma melancólica. O Cléber Machado chegou a gritar "Olha aí o Weber rodando". Quando a TV mostrou que era o Pizzonia, fez-se um silêncio, e ninguém mais tocou no assunto. A transmissão, diga-se, foi um desastre; o narrador, em dado momento, saiu-se com um "a Honda equipa a equipe BAR".
Mais adiante Sato tirou Trulli da corrida - no final da corrida foi considerado culpado pelo incidente e foi excluído do resultado final da prova. Para o próximo GP, na China, Sato será substituído por Anthony Davidson.
A corrida teve uns pegas muito legais, notadamente entre Schumacher, Alonso e Raikkonen. O espanhol superou o alemão duas vezes, e o finlandês uma, por fora, na 1.ª curva. No final, Alonso ultrapassou Weber na reta dos boxes com grande valentia. Raikkonen teve de parar para um último abastecimento quando liderava, voltando 7s atrás de Fisichella. Passou, então, a caçar o italiano, e na penúltima volta, ultrapassou brilhantemente o 2.º piloto da Renault. Foi uma atuação memorável do finlandês - que agora tem uma vitória a mais que o campeão Alonso - em uma corrida empolgante.
O próximo fim-de-semana encerra a atual temporada, com o GP da China, e será disputado já no nosso horário de verão.
JAPANESE GRAND PRIX RESULTS - OCTOBER 9, 2005 - 53 LAPS
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIRE TIME/RETIRE
1. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 53 1h29m02.212
2. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 53 1.633
3. FERNANDO ALONSO Spain Renault 53 17.456
4. MARK WEBBER Australia Williams-BMW 53 22.274
5. JENSON BUTTON Britain BAR-Honda 53 29.507
6. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 53 31.601
7. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 53 33.879
8. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 53 49.548
9. CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Cosworth 53 51.925
10. FELIPE MASSA Brazil Sauber-Petronas 53 57.509
11. JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-Petronas 53 58.221
12. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 53 1m00.633
13. TAKUMA SATO Japan BAR-Honda 52 1 Lap
14. TIAGO MONTEIRO Portugal Jordan-Toyota 52 1 Lap
15. ROBERT DOORNBOS Netherlands Minardi-Cosworth 51 2 Laps
16. NARAIN KARTHIKEYAN India Jordan-Toyota 51 2 Laps
17. CHRISTIJAN ALBERS Netherlands Minardi-Cosworth 49 4 Laps
R ANTONIO PIZZONIA Brazil Williams-BMW 9 Spin
R JARNO TRULLI Italy Toyota 9 Accident
R JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 0 Accident
FASTEST LAP: Raikkonen Finland McLaren-Mercedes 44 1:31.540
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. FERNANDO ALONSO Spain Renault 123
2. KIMI RAIKKONEN Finland McLaren-Mercedes 104
3. MICHAEL SCHUMACHER Germany Ferrari 62
4. JUAN PABLO MONTOYA Colombia McLaren-Mercedes 60
5. GIANCARLO FISICHELLA Italy Renault 53
6. JARNO TRULLI Italy Toyota 43
7. RALF SCHUMACHER Germany Toyota 39
8. RUBENS BARRICHELLO Brazil Ferrari 38
9. JENSON BUTTON Britain BAR-Honda 36
10. MARK WEBBER Australia Williams-BMW 34
11. NICK HEIDFELD Germany Williams-BMW 28
12. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Cosworth 24
13. JACQUES VILLENEUVE Canada Sauber-Petronas 9
14. FELIPE MASSA Brazil Sauber-Petronas 8
15. TIAGO MONTEIRO Portugal Jordan-Toyota 7
16. ALEXANDER WURZ Austria McLaren-Mercedes 6
17. NARAIN KARTHIKEYAN India Jordan-Toyota 5
CHRISTIAN KLIEN Austria Red Bull-Cosworth 5
19. CHRISTIJAN ALBERS Netherlands Minardi-Cosworth 4
PEDRO DE LA ROSA Spain McLaren-Mercedes 4
21. PATRICK FRIESACHER Austria Minardi-Cosworth 3
22. ANTONIO PIZZONIA Brazil Williams-BMW 2
23. VITANTONIO LIUZZI Italy Red Bull-Cosworth 1
TAKUMA SATO Japan BAR-Honda 1
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