Bem verdade que o título do livro é deplorável (e parece fazer parte de uma série bastante popular atualmente), mas em se tratando de resenhas de quatro parágrafos a respeito de 1001 discos lançados a partir de 1950(não contei, ainda, se constam mesmo 1001 discos...), a aquisição durante a Feira do Livro 2007 foi mais do que justificada.
Da lista tenho apenas 37 discos (e minha coleção de cds é expressiva), que se concentram, basicamente, na década de 1970, bem equilibrada no livro. A partir dos anos 1980, encontram-se discografias completas de bandas como Radiohead, REM e U2 (ainda não tenho nada dessas bandas - já cobicei pelo menos o Ok Computer, mas basicamente aguardo por promoções). Nessas condições fica fácil montar uma lista de 1001 discos. E demonstra uma certa falta de critério, pois se todos os discos dessas bandas devem ser ouvidos antes de morrer, o que dizer da extensa discografia de caras como Miles Davis, Frank Zappa, Led Zeppelin, Black Sabbath, Yes, Genesis, todos lembrados com alguns álbuns.
Seja como for, muito mais do que cotejar essa lista com os cds que eu, particularmente, entendo como essenciais, o legal do livro é tomar conhecimento de alguns discos e bandas de todos os estilos que realmente são marcantes, e quem sabe ampliar a coleção (funcionou, pelo menos por ora, com o "Born in the USA" do Bruce Springsteen - há um mês encontrei na Gal. Chaves por 10 pila).
2 comentários:
Como não tenho um estilo musical preferido, busquei alguns cantores/bandas que simpatizo e vi que estão citados no livro. Mas, realmente, não são os discos que considero melhores. Até porque eu tenho o hábito de comprar "the best of", coletâneas, e não me pareceu - em uma rápida análise - que o livro as considere.
Para quem tem proximidade ao mundo da música, acho que o livro é interessante; por querer abarcar tudo, acaba sendo superficial.
Fica a dica, Dieck, de tu lançares o livro "1001 discos de heavy metal para ouvir antes de morrer".
bjo
A tarefa mais difícil, com certeza, seria achar 1001 discos de heavy metal para ouvir antes de morrer... acho que existem pouco mais de 20. hehe
Postar um comentário