domingo, 8 de junho de 2008

Ensaio - The Osmar Band - O n.º III foi em 05.05.2008

Achei que dessa vez os caras estariam dispostos exclusivamente a acertar um dos clássicos deles para uma eventual gravação e divulgação; bem, começamos com esta, mas logo evoluímos para outras do repertório deles. Uma tem uma levada muito legal no violão (o Alemão empunha um com cordas de aço, muito bom, e eu utilizo a simulação do "feijãozinho", que é o efeito que mais recorrente nos ensaios pela versatilidade) nos acordes G e C, com umas firulas do Alemão durante o G que levei um tempo para assimilar. A letra é impublicável, e o Marcelo MAB e o Marcão surpreenderam nos vocais harmonizados. Aliás, os versos são quase refrões de tão radiofônicos, e essa "melodia" ficou nos meus ouvidos até minutos atrás. A segunda das legais tem um ar Pink Floyd; então utilizei o preset que tem o nome de uma música da banda e acompanhei os acordes C-F e C-G-F. Finalmente percebi que o Alemão é um excelente instrumentista, mas gosta de fazer as coisas no seu próprio timing, o que traz problemas aos que tentam acompanhar, como é o meu caso; assim, tive um pouco de dificuldade de acertar onde encaixar os acordes, mas em todo o caso o efeito foi muito bom. A letra é um dos antigos textos do Marcelo que se encontram disponíveis nos seus Pensamentos Silenciosos. A terceira das melhores foi a última do ensaio, e foi tocada quando já tinha guardado todo o equipamento, então era só teclado, batera e vocal; é uma música atípica da banda, pois parece ausente a gozação e o sarcasmo que caracterizam as demais. Tivemos tempo, ainda, para detonar, no pior sentido, "Smoke on the Water". Melhor fizemos em "Another Brick in the Wall", cantada pelo Marcão, e "Wish You Were Here", na qual o Marcelo providenciou a letra com os acordes, o que facilitou imensamente a minha atuação. A última "cover" do ensaio foi "Jump". O Alemão, há certa altura, tocou no Korg Triton um timbre muito parecido com o do Derek Sherinian em "Lines in the Sand" do disco "Falling Into Infinity"... trata-se de algo como "Feedback Gtr" e é o ouro. Quando ele se ausentou por instantes, aproveitei e experimentei os timbres do Triton... e o negócio toca de tudo mesmo, nem precisa saber de música ou ser músico. O Marcelo comprovou isso quando fez uns "dance" ou "techno"(isto é, os famosos "tunts-tunts") e o teclado fazia viradas dependendo do número de teclas que ele tocava simultaneamente. Notável o que esse Triton faz!

4 comentários:

vinícius disse...

ué. tu nunca me viu tocar com o meu triton? é esse aí mesmo.

tu precisa ir num show da absence of, tchê.

Guilherme disse...

bah, sério mesmo? Já tinhas na época em que fizemos aqueles shows na Croco e na Coruja de Minerva? E tens razão, necessariamente preciso sair de casa e assistir um show de vcs. Aliás, alguém precisa de guitarrista? eheh

MARCELO disse...

E amanhã te muito mais!!! Nossa próxima tarefa é fazer o Guilherme cantar...
Amanhã tem que sair FEAR OF THE DARK!!!

OSMAR PRA VCS!!!

vinícius disse...

nah. o korg só foi surgir no final de 2004. com a hiléia acho que fiz só 3 ou 4 shows com ele. todos em 2005.

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