Na Hungria, Massa fez uma largada espetacular, liderou quase toda a corrida, mas ficou a pé faltando poucas voltas para o final. Em Valência foi perfeição: pole e vitória de ponta-a-ponta. Para o GP da Bélgica, no lendário circuito de Spa Francorchamps, o brasileiro alinhou em 2.º; o líder do campeonato Hamilton fez o melhor tempo no treino de classificação. Mas pelo histórico recente, acreditava que Massa bem podia assumir a liderança já na primeira volta. O final de semana foi chuvoso, a pista estava úmida, e na largada Hamilton tracionou melhor e segurou a ponta; Raikkonen deu uma de Massa - saiu da 4.ª posição, ultrapassou Raikkonen, forçou para cima do brasileiro na reta que vem depois da Eau Rouge, e logo em seguida passou Hamilton. Aparentemente, o finlandês estava determinado a não perder a condição de postulante ao título, e andou forte. A chuva só veio nas últimas voltas. E serviu para modificar totalmente o resultado da corrida. Hamilton vinha descontando a vantagem de Raikkonen até conseguir a ultrapassagem numa manobra que gerou dúvidas sobre sua regularidade na hora: o piloto da McLaren retardou a freada, conseguiu a ultrapassagem, mas o fez perdendo a curva, e nessas condições seria obrigado a devolver a liderança; mas o cara deu uma leve diminuída no acelerador, deixou Raikkonen passar, mas pisou fundo em seguida e retomou a ponta. A leve chuva modificou as condições da pista, Raikkonen conseguiu se aproveitar e passou Hamilton, para na reta seguinte rodar sozinho e bater no muro. Massa vinha atrás, bem na manha, e assegurou a 2.ª colocação. Bourdais vinha num inacreditável 3.º lugar, mas na última volta vários pilotos entraram nos boxes para colocar pneus intermediários; a diferença de rendimento entre pilotos com pneus de pista seca e pilotos com pneus intermediários era tão grande que Heidfeld enfileirou várias ultrapassagens e finalizou em 3.º, seguido por Alonso – Bourdais chegou em 7.º. Barrichello abandonou com problemas na 6.ª marcha, e Piquet pisou na linha branca molhada, rodou e caiu fora quando estava em 11.º. A vitória de Hamilton com a 2.ª colocação de Massa deixava o inglês na liderança com 8 pontos de vantagem sobre o brasileiro. Ocorre que a corrida não acabou com a bandeira quadriculada, pois os comissários deliberaram sobre a manobra de Hamilton e decidiram pela sua punição: perda de 25s. Assim, Hamilton caiu para 3.º, Massa venceu, Heidfeld ficou em 2.º, e agora a diferença entre Hamilton e Massa ficou em apenas 2 pontos. Próximo GP é fim-de-semana que vem, em Monza, circuito tipicamente ferrarista.
Belgian Grand Prix Results - 7 September 2008 - 44 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Felipe Massa Brazil Ferrari 44 1h22m59.394
2. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 44 9.383
3. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 44 10.539*
4. Fernando Alonso Spain Renault 44 14.478
5. Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 44 14.576
6. Robert Kubica Poland BMW Sauber 44 15.037
7. Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 44 16.735
8. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 44 42.776
9. Timo Glock Germany Toyota 44 1m07.045**
10. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 43 1 Lap
11. David Coulthard Britain Red Bull-Renault 43 1 Lap
12. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 43 1 Lap
13. Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 43 1 Lap
14. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 43 1 Lap
15. Jenson Button Britain Honda 43 1 Lap
16. Jarno Trulli Italy Toyota 43 1 Lap
17. Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 43 1 Lap
18. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 42 2 Laps, Accident
R Rubens Barrichello Brazil Honda 19 Gearbox
R Nelson Piquet Brazil Renault 13 Accident
FASTEST LAP: Kimi Raikkonen Finland Ferrari 24 1:47.930
* Hamilton penalised 25 seconds for cutting the chicane.
** Glock penalised 25 seconds for ignoring waving yellow flags.
Nenhum comentário:
Postar um comentário