Talvez seja exagero, mas não consigo pensar em outra corrida tão legal de assistir quanto esse GP de Cingapura. Tratou-se do primeiro GP noturno da história da Formula 1, e os caras acertaram na medida. É um circuito de rua, com spots de luz por todo o lado, e as imagens aéreas mostravam avenidas sobre o circuito, nas quais circulavam carros de passeio. O visual ficou muito diferente e mais interessante (os carros pareciam mais bonitos, e a transmissão toda ficou legal). O treino de classificação teve desfecho empolgante, pois Hamilton tinha o melhor tempo até que Massa, na última tentativa e com o tempo esgotado, conseguiu a pole. A vitória do brasileiro parecia garantida, e só não se confirmaria se se operasse algum caso fortuito ou de força maior. Pois Massa largou bem, manteve a ponta, abriu distância, mas Piquet bateu sozinho (foi irritante ouvir o cara no rádio para a equipe "Sorry, guys" - ele pisou na zebra e perdeu o carro). O carro-madrinha ingressou na pista, as diferenças na pista foram eliminadas, mas já era hora dos primeiros pits. Tão logo foram liberados os boxes, Massa parou para abastecimento e troca de pneus, como programado. Mas a mangueira do abastecimento ficou presa, e apesar disso foi dado ao brasileiro o sinal de partida (muito se criticou o sistema de sinaleira verde/vermelho da Ferrari, ao invés dos tradicionais homens-pirulito). Massa arrancou e levou consigo o mecânico e a mangueira, e assim teve que ficar na saída do pit, esperando os mecânicos fazerem a parada de Raikkonen para retirar a mangueira presa. O brasileiro voltou em último, sofreu punição (drive through), teve dificuldades para se recuperar, e não pontuou. Alonso, que no treino classificatório teve que abandonar devido a problemas com o seu Renault (e se dizia que ele tinha chances de fazer o melhor tempo), acabou fazendo tudo certo e conseguiu uma vitória inesperada. Vettel manteve a boa fase, finalizando em 5.º. Outro alemão teve atuação destacada: Glock da Toyota. Hamilton chegou em 3.º e agora abriu 7 pontos de diferença sobre Massa.
Singapore Grand Prix Results - 28 September 2008 - 61 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Fernando Alonso Spain Renault 61 1h57m16.304
2. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 61 2.957
3. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 61 5.917
4. Timo Glock Germany Toyota 61 8.155
5. Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 61 10.268
6. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 61 11.101
7. David Coulthard Britain Red Bull-Renault 61 16.387
8. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 61 18.489
9. Jenson Button Britain Honda 61 19.885
10. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 61 26.902
11. Robert Kubica Poland BMW Sauber 61 27.975
12. Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 61 29.432
13. Felipe Massa Brazil Ferrari 61 35.170
14. Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 61 43.571
15. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 57 4 Laps, Accident
R Jarno Trulli Italy Toyota 50
R Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 49 Accident
R Mark Webber Australia Red Bull-Renault 29
R Rubens Barrichello Brazil Honda 14
R Nelson Piquet Brazil Renault 13 Accident
FASTEST LAP: Kimi Raikkonen Finland Ferrari 14 1:45.599
Standings
Points standings (after 15 rounds)
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 84
2. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 77
3. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 64
4. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 57
5. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 56
6. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 51
7. FERNANDO ALONSO Spain Renault 38
8. SEBASTIAN VETTEL France Toro Rosso-Ferrari 27
9. JARNO TRULLI Italy Toyota 26
10. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 20
TIMO GLOCK Germany Toyota 20
12. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 17
13. NELSON PIQUET Brazil Renault 13
13. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 11
15. KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 9
16. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 8
17. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 4
18. JENSON BUTTON Britain Honda 3
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. MCLAREN-MERCEDES 135
2. FERRARI 134
3. BMW SAUBER 120
4. RENAULT 51
5. TOYOTA 46
6. TORO ROSSO-FERRARI 31
7. RED BULL-RENAULT 28
8. WILLIAMS-TOYOTA 26
9. HONDA 14
Nenhum comentário:
Postar um comentário