Para mim é inesquecível a turnê do Kiss pela América do Sul em 1994, pois como já tive oportunidade de enfatizar, a formação Stanley/Simmons/Kulick/Singer era incrível e ainda estava no áuge da forma musical. Dessa turnê saíram registros dos shows na Argentina em 04.09.1994, no Monumental de Nuñez, e em 05.09.1994, no Obras Sanitarias. Em ambos, e também no show em São Paulo alguns dias antes (próximo ao aniversário do Gene Simmons), o repertório foi bastante parecido. De modo que foi com surpresa que tomei conhecimento de um show da mesma época, apenas alguns dias depois, no qual o set list foi totalmente modificado (Paul Stanley esclarece, após a banda executar "Deuce" - a 2.ª daquela noite -, que o repertório será bastante diferente daquele dos shows da semana anterior). Encontrei essa preciosidade há uns 5 ou 6 anos, na já extinta MadHouse (não confundir com a também extinta MadSound), numa promoção que, olhando em retrospecto, era para liquidação do acervo.
Diferentemente dos shows anteriores, nos quais a música de abertura fora "Creatures of the Night", neste show de 16.09.1994 os caras abriram com "Love Gun" - "Creatures..." ficou para a segunda metade do show, depois de "Forever". Além desta balada clássica, foram incorporadas ao repertório "Tears Are Falling", "Strutter" e "She", "100.000 Years" além dos riffs e acordes de "La Bamba". Os argentinos estavam enlouquecidos, como de costume, e cantaram "Soy kissero" a todo momento. Particularmente esse set list me agrada bastante, pois incorpora músicas que faltaram no "Alive III" como "Tears Are Falling" e "War Machine", além de "I Stole Your Love", e "Black Diamond" com os vocais de Eric Singer. Nessa época, talvez mais do que em qualquer outra, Bruce Kulick aprendeu e dominou grande parte do material dos anos 1970 (acho que é a única oportunidade que ouvi essa formação tocar "She", sendo que Kulick tocou o solo de Ace nota-por-nota).
O som da gravação é bom em se considerando que é um bootleg registrado em 1994. Muito bom ouvir com clareza a introdução de bateria de Eric Singer para "Creatures of the Night". Como se sabe, o Kiss utilizou o palco da turnê "Hot in the Shade", e Stanley promete voltar à capital argentina com um "bigger, bigger show". Isso eventualmente ocorreu, mas já com as máscaras de volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário