É possível dizer que todas as boas bandas de rock receberam um cd tributo produzido seja pelos caras da Schrapnel, seja pelo Bob Kulick. Achei o tributo ao Queen na extinta CD Express, em meados de 1999/2000, e levei para casa pela enorme quantidade de artistas conhecidos e bons como Glenn Hughes, James Labrie, Marty Friedman, Chris Impellitteri, John Petrucci, Jeff Scott Soto, Eric Singer, entre muitos outros. Uma das melhores versões era de uma música que ainda desconhecida para mim na época: “Keep Yourself Alive”. O Yngwie Malmsteen se aproveitou muito bem do riff com a 6.ª corda solta e gravou uma versão cavalar, acompanhado do competente Mark Boals. Na TV3 tinha um VHS com a apresentação do Queen no primeiro Rock in Rio de 1985 e pude conferir a performance da banda tocando a mesma faixa.
Assim, resolvi procurar o cd em que contivesse essa faixa, e quando as Americanas ofereceram o cd por um preço muito convidativo, resolvi arriscar. Trata-se do primeiro cd da banda, entitulado simplesmente “Queen”, e “Keep Yourself Alive” é a primeira faixa. É evidente que a versão original não tem o mesmo peso da versão cover de Y. Malmsteen, mas a música é muito boa (riff legal, letra bem escrita e bem cantada, refrão marcante), acompanhada no disco por uma porção de outros rocks, dentre os quais “Liar”, já conhecida por constar de um VHS com várias apresentações da banda, de várias épocas.
Mas o que me surpreendeu foi a variedade das músicas, imprimindo desde já uma marca da banda, conquanto seja tranqüilo dizer que esse primeiro disco não distoa do som que bandas britânicas de hard rock faziam na época (o peso das guitarras denuncia isso claramente). As músicas desse disco têm muitas partes, e em geral se pode perceber a tendência do grupo para compor em vários estilos diferentes. Pelo que li do Wikipedia, o disco foi gravado com pouco tempo e orçamento, e assim só a partir do disco seguinte as características da banda realmente ficariam evidentes.
4 comentários:
Cadê a vitória do tricolor sobre o Juventude?
Amigo Osmar, só comento os jogos do Grêmio que assisto no Estádio Olímpico (os jogos fora ou os que eu não acompanho são referidos brevemente no início de cada post). Se não houver tropeços (do Grêmio ou meus), comentarei a fase seguinte.
Aquele tributo ao Queen partiu daqui em bela troca pelo book de guitar do Awake do DT!
tens o book do Awake? desde quando? realmente é uma bela aquisição.
Postar um comentário