Depois da última corrida da temporada passada, que decidiu o título de pilotos em favor do Raikkonen, acompanhei os preparativos para 2008 pelas conversas com o Gilberto. As mudanças são basicamente as que ocorrem todo o ano: novos pilotos (Bourdais, Piquet, Nakajima); nova equipe (Force India); pilotos que trocaram de equipe (Alonso voltou para Renault, Fisichella foi parar na Force India, Kovalainen ingressou na McLaren, Glock voltou para a categoria na Toyota); modificações no regulamento (na última parte do treino classificatório, os pilotos vão à pista com o combustível para a largada; não é mais permitido o controle de tração, etc). Dessas conversas, extrai algumas sentenças: (a) é bom Massa começar o ano com tudo para não repetir 2007; (b) Piquet será segundo piloto de Alonso, e cumprirá um ano no qual se esperam pontuações freqüentes, na medida do possível; (c) sempre gosto de ver um piloto das categorias americanas na F1, então será legal acompanhar Bourdais; (d) a Williams aparentemente vai ter uma boa temporada; (e) não vai demorar para o Alonso conseguir umas vitórias com a Renault, embora esse ano não seja o caso de disputar o título; (f) Ross Brown vai dar um jeito na Honda, e logo os resultados aparecerão; (g) a Ferrari abafou nos treinos preparatórios e vai massacrar na Austrália, embora Jean Todt tenha abandonado o posto de chefe de equipe (no seu lugar entrou um italiano, Stefano Domenicali).
Acompanhei alguns momentos do primeiro treino livre, na quinta-feira às 20h (meu horário preferido para acompanhar corridas é o da Austrália), e reparei que os carros estão, no mínimo, mais bonitos e alguns até diferentes dos anos anteriores. Achei muito legal esse bico (aerofólio dianteiro) novo que as equipes estão usando, tipo a BMW. E a Ferrari, totalmente vermelha, estranhei um pouco.
Do treino classificatório vi apenas os últimos minutos. Hamilton fez o melhor tempo, seguido de Kubica (que teria sido o pole se não tivesse errado uma curva), Kovalainen e Massa. Piquet alinhou em penúltimo. Bela surpresa foi o desempenho das Honda, com Barrichello largando na frente de Alonso e Raikkonen. Também gostei de ver as Toyota na última parte do treino, além do Vettel que se diz ser um grande piloto.
Na largada, Hamilton manteve a ponta, mas Massa resolveu disputar a primeira curva com Kovalainen e levou a pior - o brasileiro rodou e se chocou com o muro, danificando o bico. No pelotão de trás houve confusão, vários pilotos se chocaram, e entrou o carro-madrinha. Massa não pôde reabastecer ou trocar pneus; apenas reparou o bico, e tão logo o SC permitiu a relargada, o piloto da Ferrari retornou aos boxes para mudar a estratégia de paradas. Com os abandonos e confusões, Piquet saiu de penúltimo para 12.º, mas logo perdeu posições e o rendimento foi deteriorando (inexplicavelmente) até abandonar na metade da corrida.
Quem se beneficiou das desistências e do próprio rendimento do carro foi Barrichello, que andou praticamente o tempo todo na zona de pontuação. Só que na última entrada do SC (após solitário acidente de Glock), a Honda fez o último pit, com reabastecimento e troca de pneus, e ainda deixou o cara partir com a luz vermelha do pit acionada. Então foi isso: punição de 10s e, ao final da corrida, desqualificação, que inutilizou a 6.ª posição conquistada na pista.
O campeão do mundo decepcionou, mas mesmo com as saídas de pista Raikkonen conseguiu um pontinho. O bom Bourdais fazia corrida brilhante quanto o Toro Rosso lhe deixou na mão nas últimas voltas - o francês perdeu posição para Nakajima. Apenas 7 pilotos finalizaram a tumultuada corrida.
Heidfeld e Rosberg andaram forte e fizeram companhia a Hamilton no pódio (antes da comemoração a imagem foi do abraço e da comemoração de Hamilton com Rosberg). Significativo esse pódio com três pilotos novos; só que em 4.º chegou Alonso, mostrando que o cara vai dar dor de cabeça para a gurizada que está postulando o título desse ano.
Próximo GP será na Malásia, no fim-de-semana de Páscoa (e o esquema de gravar todas as corridas de uma temporada vai ficar para nova tentativa ano que vem).
Australian Grand Prix Results - 16 March 2008 - 58 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 58 1h34m50.616
2. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 58 5.478
3. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 58 8.163
4. Fernando Alonso Spain Renault 58 17.181
5. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 58 18.014
DQ Rubens Barrichello Brazil Honda 58 52.453
6. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 57 1 Lap
7. Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 55 3 Laps, Hydraulics
8. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 53 5 Laps, Engine
R Robert Kubica Poland BMW Sauber 47 Damage
R Timo Glock Germany Toyota 43 Accident
R Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 32 Gearbox
R Nelson Piquet Brazil Renault 30 Damage
R Felipe Massa Brazil Ferrari 29 Engine
R David Coulthard Britain Red Bull-Renault 25 Accident
R Jarno Trulli Italy Toyota 19 Battery
R Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 8 Hydraulics
R Mark Webber Australia Red Bull-Renault 0 Accident
R Jenson Button Britain Honda 0 Accident
R Anthony Davidson Britain Super Aguri-Honda 0 Accident
R Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 0 Accident
R Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 0 Accident
FASTEST LAP: Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 43 1:27.416
Nenhum comentário:
Postar um comentário