Depois do resultado desastroso na etapa inicial da temporada 2008, os pilotos da Ferrari (e a própria equipe) foram bastante pressionados durante a semana prévia ao GP da Malásia, afinal a escuderia conta com o atual campeão do mundo e com um postulante direto ao título deste ano. No nosso modo de encarar a competição, é evidente que as atenções recaem sobre os brasileiros, e acompanhamos detalhadamente a campanha do Massa, contra o qual já se disse que poderia dar lugar a Vettel (ou até a Alonso) na temporada de 2009. Então, tudo indica que esse ano é tudo ou nada para Massa, e a corrida em Kuala Lumpur seria a oportunidade para o cara deslanchar.
Vi o primeiro treino livre, e neste assim como nos demais, o brasileiro não decepcionou e andou forte o tempo todo, eventualmente conquistando a pole position no treino classificatório (que eu não acompanhei), seguido de Raikkonen e Kubitza (Kovalainen e Hamilton perderam cinco posições cada por terem prejudicado a volta rápida de Alonso e Heidfeld - valeu Giba). Barrichello e Piquet alinharam no meio do pelotão, com seus respectivos companheiros de equipe mais a frente.
Na largada, Massa teve de fazer uma manobra sobre Raikkonen para não perder a primeira posição logo na primeira curva. Hamilton pulou de 9.º para 5.º. Glock abandonou ainda na volta inaugural, assim como Bourdais, e Rosberg chocou-se com Vettel. Ainda nas primeiras voltas, Heidfeld promoveu uma espetacular ultrapassagem sobre Coulthard e Alonso, simultaneamente (Alonso abriu para passar pelo escocês pela direita, e o alemão manobrou para a esquerda passando os dois e retardou a freada na curva). Os ferraristas trocavam voltas mais rápidas, e Massa não conseguiu abrir muita distância sobre Raikkonen, perdendo, assim, a liderança no primeiro pit stop. O finlandês disparou, e o brasileiro acabou errando na metade da corrida: rodou e parou na caixa de brita, abandonando o GP.
Pessoalmente, perdi o interesse em acompanhar o resto da corrida pois sabia que as posições dificilmente se alterariam a partir dali. Assim, faltando 20 voltas, resolvi me recolher pois enfrentaria a estrada poucas horas depois. E não deu outra: o finlandês conquistou a primeira vitória na temporada para a Ferrari e deposita sobre os ombros de Massa uma carga maior de pressão, que não estou certo se o brasileiro é capaz de suportar. Kubitza e Kovalainen completaram o pódio, e destaco a boa abertura de temporada do finlandês da McLaren, que vem andando forte, no mesmo ritmo do Hamilton, que finalizou em 5.º e lidera o campeonato.
Malaysian Grand Prix Results - 23 March 2008 - 56 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 56 1h31m18.555
2. Robert Kubica Poland BMW Sauber 56 19.570
3. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 56 38.450
4. Jarno Trulli Italy Toyota 56 45.832
5. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 56 46.548
6. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 56 49.833
7. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 56 1m08.130
8. Fernando Alonso Spain Renault 56 1m10.041
9. David Coulthard Britain Red Bull-Renault 56 1m16.220
10. Jenson Button Britain Honda 56 1m26.214
11. Nelson Piquet Brazil Renault 56 1m32.202
12. Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 55 1 Lap
13. Rubens Barrichello Brazil Honda 55 1 Lap
14. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 55 1 Lap
15. Anthony Davidson Britain Super Aguri-Honda 55 1 Lap
16. Takuma Sato Japan Super Aguri-Honda 54 2 Laps
17. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 54 2 Laps
R Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 39 Hydraulics
R Felipe Massa Brazil Ferrari 30 Spin
R Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 5 Hydraulics
R Timo Glock Germany Toyota 1 Damage
R Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 0 Spin
FASTEST LAP: Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 55 1:35.366
Standings
Final 2008 points standings (after 2 rounds)
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 14
2. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 11
NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 11
4. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 10
5. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 8
6. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 6
FERNANDO ALONSO Spain Renault 6
8. JARNO TRULLI Italy Toyota 5
9. KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 3
10. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 2
MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 2
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. MCLAREN-MERCEDES 24
2. BMW SAUBER 19
3. FERRARI 11
4. WILLIAMS-TOYOTA 9
5. RENAULT 6
6. TOYOTA 5
7. TORO ROSSO-FERRARI 2
RED BULL-RENAULT 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário