- animado pela brilhante idéia do André Nodari, resolvi adotá-la e formar minha lista com as 10 melhores formações (não segue ordem específica).
1) G. Simmons/P. Stanley/B. Kulick/E. Singer (Kiss) - essa formação, como se sabe, gravou 2 discos de estúdio (o ótimo Revenge e o pouco conhecido Carnival of Souls) e um excelente disco ao vivo (Alive III é o melhor disco ao vivo gravado em estúdio - todos os instrumentos e vozes estão perfeitos). A vantagem dessa formação é a qualidade dos outsiders (Kulick e Singer), que permitem a escolha de qualquer repertório e a produção de qualquer tipo de música.
2) B. Dickinson/S. Harris/N. McBrain/D. Murray/J. Gers (Iron Maiden) - gravaram o razoável No Prayer for the Dying e o excelente Fear of the Dark. Eu sou fã de bandas que apresentam bons cds ao vivo, e o Maiden nessa formação foi o caso - A Real Live One e A Real Dead One são os melhores da minha coleção, sem contar o Live at Donnington.
3) R. Gillen/T. Iommi/G. Nichols/E. Singer/B. Daisley (Black Sabbath) - não gravaram nenhum cd oficial. Pode ser ouvida no bootleg Ray Gillen Years, que conta com todas as músicas que vieram a fazer parte do Eternal Idol (com o bom Tony Martin) e outras ao vivo (da turnê do Seventh Star). Reconheço que as músicas dessa época não são as mais memoráveis do Sabbath, mas as interpretações de Ray Gillen são incomparáveis, e Iommi sempre nos presenteia com umas 2 ou 3 excelentes músicas por disco.
Outra bela formação é R.J. Dio/T. Iommi/G. Butler/V. Appice/G. Nichols, que rendeu o extraordinário Dehumanizer.
4) Blackmore/Coverdale/Hughes/Lord/Paice - dessa formação saiu Burn & Stormbringer, e o essencial Made in Europe (sem contar o California Jam). A formação clássica, que gravou Machine Head, Fireball, In Rock e Made in Japan, também não deixa nada a desejar.
5) D. Coverdale/J. Sykes/A. Dunbar/N. Murray (Whitesnake) - a formação que gravou um dos melhores discos de hard rock da história - 1987.
6) S. Hagar/E. Van Halen/A. Van Halen/M. Anthony (Van Halen) - gosto tanto quanto a formação com David Lee Roth, mas Hagar gravou minhas músicas favoritas - Dreams, Judgement Day, Good Enough, Love Walks In, Seventh Seal, Aftershock, entre muitas outras.
7) Anderson/Howe/Squire/Wakeman/White - é a formação clássica do Yes. Mas gosto bastante do trabalho com P. Moraz nos teclados, e da fase Drama (sem Anderson/Wakeman, e com G. Downes & T. Horn).
8) J. Labrie/J. Petrucci/J. Myung/M. Portnoy/K. Moore (Dream Theater)
9) Y.J. Malmsteen/M. Vescera/M. Olausson/B. Sparks/S. Gaalaas (Yngwie Malmsteen) - essa preciosa formação gravou Magnum Opus, um dos melhores discos do guitarrista. Outra formação, talvez até melhor, é a do Marching Out - J.S. Soto/Y.J.Malmsteen/M. Jacob/J. Johanssen/A. Johanssen.
10) L. Schneider/G. Dieckmann/C. Thorell/N. Neri/V. Pedretti Jr. (Burnin´ Boat)
Nenhum comentário:
Postar um comentário