quinta-feira, 17 de julho de 2008

Formula 1 - GP da Inglaterra (9.ª etapa, 06.07.2008, 9h)

Há algumas temporadas que acompanho com redobrado interesse as corridas com chuva. Afinal, invariavelmente o resultado vira loteria, e não raro os líderes abandonam ou perdem várias posições, ficando a vitória com alguém pilotando um carro que talvez não tivesse chances em condições normais. Só que agora, com Massa na liderança do campeonato de pilotos (e com carro para andar na frente; basta a equipe não fracassar nas estratégias de corrida), uma corrida na chuva pode não ser conveniente.

E tal foi o que se deu em Silverstone (1 - a partir do ano que vem, o GP da Inglaterra se realizará em Donington Park; 2 - falou-se muito em "Silvastone", que há milênios atrás tinha virado apelido do circuito, dado por jornalistas ingleses, em razão de uma série de vitórias de Ayrton Senna na F3 - realmente há muito tempo atrás, não sei porque só agora vieram com essa história). Acompanhei não muito de perto, estando em Gramado, mas o que se teve foi a primeira pole na carreira de Heikki Kovalainen (alinhou, com o finlandês, na primeira fila, Mark Webber). Quando liguei a TV, pouco antes da largada, a cena era de piso molhado, e essa é a senha de corrida com emoção.

Na largada, Hamilton pulou várias posições e finalizou a primeira volta em 2.º, atrás de Kovalainen. Massa não alinhou bem colocado, e logo nas voltas inaugurais deu a primeira de uma série de rodadas, comprometendo o desempenho na corrida (o cara chegou em último, dos que não abandonaram). Hamilton andou forte o tempo todo e tomou as decisões corretas nas paradas, pois as condições meteorológicas mudaram durante a corrida (ora chuvia forte, ora parava). A alternância do clima acabou liquidando a corrida da Ferrari, que tomou as decisões equivocadas.

Quem se deu bem com essa história foi o Barrichello, notoriamente competente em se tratando de piso molhado, e adepto da velha tática do tanque cheio para parar uma vez e ir até o final ganhando as posições que der. Eventualmente o brasileiro parou mais de uma vez (para trocar pneus de chuva por intermediários), e por pouco não chegou em 2.º lugar. Mas foi merecida a 3.ª posição, junto com Heidfeld e o vencedor Hamilton.

Piquet alinhou bem, andou forte por boa parte da corrida, mas quando a chuva apertou, sem ter os pneus adequados, rodou na pista e caiu fora (o novato ficou inconsolável, afinal, era certa a pontuação - no mínimo uns 2 ou 3 pontos). Menos pior que Alonso também não teve um desempenho feliz.

Com esses resultados, Hamilton, Massa e Raikkonen são os líderes do campeonato, todos empatados com 48 pontos. E são seguidos por Kubica, com 46.

Próxima estapa é na Alemanha.

British Grand Prix Results - 6 July 2008 - 60 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 60 1h39m09.440
2. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 60 1m08.577
3. Rubens Barrichello Brazil Honda 60 1m22.273
4. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 59 1 Lap
5. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 59 1 Lap
6. Fernando Alonso Spain Renault 59 1 Lap
7. Jarno Trulli Italy Toyota 59 1 Lap
8. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 59 1 Lap
9. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 59 1 Lap
10. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 59 1 Lap
11. Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 59 1 Lap
12. Timo Glock Germany Toyota 59 1 Lap
13. Felipe Massa Brazil Ferrari 58 2 Laps
R Robert Kubica Poland BMW Sauber 39 Spin
R Jenson Button Britain Honda 38 Spin
R Nelson Piquet Brazil Renault 35 Spin
R Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 26 Spin
R Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 10 Spin
R Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 0 Accident
R David Coulthard Britain Red Bull-Renault 0 Accident
FASTEST LAP: Kimi Raikkonen Finland Ferrari 18 1:32.150

DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 48
FELIPE MASSA Brazil Ferrari 48
KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 48
4. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 46
5. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 36
6. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 24
7. JARNO TRULLI Italy Toyota 20
8. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 18
9. FERNANDO ALONSO Spain Renault 13
10. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 11
11. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 8
KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 8
13. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 6
14. TIMO GLOCK Germany Toyota 5
SEBASTIAN VETTEL France Toro Rosso-Ferrari 5
16. JENSON BUTTON Britain Honda 3
17. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 2
NELSON PIQUET Brazil Renault 2

CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. FERRARI 96
2. BMW SAUBER 82
3. MCLAREN-MERCEDES 72
4. TOYOTA 25
5. RED BULL-RENAULT 24
6. WILLIAMS-TOYOTA 16
7. RENAULT 15
8. HONDA 14
9. TORO ROSSO-FERRARI 7

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails