terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Discos essenciais: Tool "10,000 Days" (2006)
Tool é uma banda que ouço falar há mais de 10 anos, baixei uns discos, mas nunca me empolguei. No verão passado, no entanto, resolvi pegar emprestado do Valmor alguns discos para ouvir na temporada praiana e finalmente tomei gosto pela banda. Com o canal aberto para compra de CDs pela Amazon, mandei vir os principais discos e o que mais curti foi "10,000 Days", talvez não por acaso o álbum mais recente, lançado no longínquo 2006. Tool é o tipo de banda que vale a pena adquirir os CDs (físicos) pois o encarte e a embalagem são sempre diferenciados.
O que curto no Tool são os riffs cortantes e o timbre da Gibson Les Paul Custom do Adam Jones, além da afinação em drop-D. Ajuda o fato de que o batera Danny Carey manda muito bem. "Vicarious" é uma belíssima faixa de abertura, e no final tem uns triplets de guitarra e bateria que antecipam a faixa seguinte, "Jambi", cujo riff de abertura é altamente inspirador. "Wings for Marie (Pt 1)" é legal pelo dedilhado e pelo clima tenso que segue para a faixa seguinte, "10,000 Days (Wings Pt 2)". Esta longa faixa toma seu tempo para decolar.
"The Pot" começa com vocal a capella, mas quando entra a guitarra é o tipo de riff cortante que acho massa no Tool. E é mais uma música matadora desse disco. "Rosetta Stoned" é toda boa, mas tem um riff extraordinário aos 4min48s, e aos 9min40s vem outro riff arrasa-quarteirão, e por fim ou outro aos 10min30. "Right in Two" segue a receita de "Wings for Marie (Pt 1)" mas é mais contundente.
Os riffs do disco inteiro utilizam as mesmas notas. Independentemente disso, as composições são maduras e bem trabalhadas, com destaques para bateria e guitarra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário