terça-feira, 7 de outubro de 2008

CD - Rainbow "Bent Out of Shape" (1983}

Tarefa difícil é achar cds do Rainbow com preços razoáveis, sendo certo que a maior parte da discografia eu nunca achei em versão nacional. Então foi com grande satisfação que encontrei, semana passada, numa loja em Rio Grande dois discos da banda lançados nos anos 80 (usados, mas importados, com capa já descolorida; um por 8 pila e outro por 12). Já havia tomado contado com "Bent Out of Shape" (lançado em 1983) lá por 2001, inclusive fazendo um back-up com xerox colorido da capa (não lembro a fonte), então sabia bem o que estaria para ouvir.

Trata-se do último disco do Rainbow antes de Blackmore e Glover voltarem ao Deep Purple com o Mark II para o lançamento de "Perfect Strangers" em 1984. Nessa época o que importava era fazer sucesso no mercado norte-americano, e para isso o som da banda deveria ser americanizado (o hard rock com letras fantasiosas da época com Dio deveriam ceder lugar a um rock mais orientado para o pop, com menos espaço para guitarras distorcidas e com vocais sentimentais e letras comuns). O Rainbow lançou quatro álbuns tentando seguir essa receita, e os discos com Joe Lynn Turner são os meus favoritos (até acho que o cara é o melhor vocalista do Rainbow... apesar de reconhecer que a banda com Dio é insuperável em algumas faixas como "Kill the King" e "Starstruck", por exemplo).

Definitivamente, o que me faz gostar bastante desse disco é o vocal de Turner; o cara tem uma interpretação muito legal para as letras, e isso serve tanto para as faixas hard como para as baladas. Com Turner parece que todos os "choruses" ficam matadores (conferir "Desperate Heart").

As melhores de "Bent Out of Shape" são a magnífica abertura com "Stranded" (riff e estrutura simples para um bom hard rock acelerado. Gostei desde a primeira vez que ouvi, e é tocada em um tom não muito usual em se tratando de Blackmore - riff com a 6.ª corda em E), "Fire Dance" (lembra mais a época de Dio - tem um solo de Moog com David Rosenthal que é massa, e conta com um riff lá no meio que depois seria reciclado por Blackmore para virar o riff principal da faixa-título do álbum "The Battle Rages On", anos mais tarde), "Desperate Heart" (introdução de violão clássico muito legal, e andamento típico de Blackmore nos versos). Alguns clichés são inevitáveis como "Drinking With the Devil", começando pelo nome da música (talvez fosse mais legal que o Hammond de Rosenthal ficasse mais alto na mixagem), o mesmo se podendo dizer de "Make Your Move". "Snowman" me pareceu como uma música do Genesis na época "Invisible Touch", provavelmente devido à bateria eletrônica que conduz a faixa (embora a faixa também me lembre Pink Floyd, tendo em vista os solos de Fender Stratocaster sobre uma base tocada por sintetizadores).

Particularmente sempre acho muito interessante ouvir Bobby Rondinelli nos discos do Rainbow no início dos anos 1980, pois o cara foi um dos finalistas do concurso promovido pelo Kiss para escolher o substituto de Peter Criss (e Rondinelli acabou perdendo para o mítico Eric Carr, e contou em desfavor para o primeiro o fato de já ter tocado com bandas famosas).

Convém dedicar um parágrafo para as baladas. "Can´t Let You Go" tem uma bela introdução de teclado de Rosenthal, segue umas guitarras bem simples e tradicionais de Blackmore (ouve-se no fundo uns sons legais de teclado). Quem ganha é Turner, mais uma vez, nos versos, no pre-chorus e no chorus. Mas de arrepiar é "Street of Dreams". Típica balada, mesmo com o andamento um pouco mais acelerado. O refrão é destruidor: "Do you remeeeember meeeeeeeeee ooon the streeet of dreeeams (...)".

As resenhas que andei lendo na www ressaltam a característica desse disco, de ter representado uma séria mudança de direção do Rainbow, consistente no abandono do hard rock para um som mais "soft". Bem, apesar de ainda conter uma ou outra faixa hard, é verdade que o som, no geral, é do tipo que se diz AOR, mas há muito pouco do que não gostar em "Bent Out of Shape" - é um dos meus favoritos desde a primeira audição.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails