Reta final: três corridas e a diferença entre o líder (Hamilton) e o 2.º colocado (Massa) é de 7 pontos. Mas nesse GP do Japão, disputado no circuito de Monte Fugi, um novo postulante ao título apareceu.
Não acompanhei o treino classificatório, às 2h de sexta para sábado. Hamilton fez o melhor tempo, seguido de Raikkonen, Kovalainen, Alonso e Massa. As coisas pareciam difíceis para o brasileiro, que seria obrigado a fazer uma daquelas largadas espetaculares, como a do GP da Hungria.
A transmissão começou quase meia-hora mais cedo, e não houve problemas com relação ao clima. A largada foi um momento empolgante, pois Raikkonen saiu melhor e assumiu momentaneamente a ponta; Hamilton, agressivo como sempre, forçou para cima dos finlandeses e, na confusão, Kubica e Alonso se deram bem e assumiram a ponta. Hamilton perdeu posições, ficou atrás de Massa, que, por sua vez, foi prejudicado por Raikkonen (na confusão, perdeu a freada da 1.ª curva e, inadvertidamente, pressionou o brasileiro para fora).
Não demorou para Hamilton mostrar mais uma vez o seu estilo agressivo em horas importantes: o inglês passou Massa, que tentou dar o troco. O choque foi inevitável e Hamilton rodou e voltou em último. O carro de Massa não sofreu avarias, e o ferrarista voltou em seguida. Algumas voltas depois, os comissários avaliaram os incidentes da largada e da ultrapassagem de Massa/Hamilton e puniram os dois pilotos com drive through: Hamilton por manobras arriscadas e Massa por ter causado o choque. Os dois passaram a maior parte da corrida fora da zona de pontuação, mas o brasileiro estava com mais carro, ou mais raça, e conquistou várias posições importantes até o final. Nesse sentido, a ultrapassagem sobre Webber foi emocionante (o cara forçou por dentro no final da reta dos boxes, de 1,5km, e foi pressionado pelo australiano contra o muro); sem contar a disputa, na mesma curva, com Bourdais, que vinha saindo dos boxes e não aliviou para o canditado ao título. Esta última manobra foi analisada pelos comissários após a prova, e foi decisiva, pois o canadense foi punido com perda de 25s, e assim ao invés de um ponto, Massa saiu do Japão com dois pontos, e cinco atrás de Hamilton.
Piquet fez uma excelente corrida, e teve chances de conseguir o seu primeiro pódio. No final da prova, o cara estava menos de 1s atrás de Raikkonen e andando mais rápido. O engenheiro deu a dica ("you can do it!"), mas o novato cometeu um erro, perdeu algum tempo, e assim a chance de passar o finlandês da Ferrari.
O bicampeão Alonso se valeu da estratégia consagrada na época de Schumacher e antecipou o primeiro pit para voltar à frente de Kubica, de onde não saiu mais. Segunda vitória consecutiva do espanhol, o que demonstra a boa fase da Renault nesse final de temporada. Com o 2.º lugar, e a pouco expressiva pontuação de Hamilton e Massa, Kubica aparece agora a 7 pontos de Massa e a 12 de Hamilton, de maneira que não são desprezíveis as chances do polonês se tornar campeão (embora remotas, como eram as chances de Raikkonen vencer a temporada de 2007).
Fim de semana que vem tem GP da China, no meio da madrugada, e Hamilton pode já se tornar campeão de 2008, bastando-lhe fazer 6 pontos a mais que Massa.
Japanese Grand Prix Results - 12 October 2008 - 67 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Fernando Alonso Spain Renault 67 1h30m21.892
2. Robert Kubica Poland BMW Sauber 67 5.283
3. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 67 6.400
4. Nelson Piquet Brazil Renault 67 20.570
5. Jarno Trulli Italy Toyota 67 23.767
6. Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 67 39.207
7. Felipe Massa Brazil Ferrari 67 46.158
8. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 67 50.811
9. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 67 54.120
10.* Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 67 59.085
11. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 67 1m02.096
12. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 67 1m18.900
13. Rubens Barrichello Brazil Honda 66 1 Lap
14. Jenson Button Britain Honda 66 1 Lap
15. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 66 1 Lap
R Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 21 Gearbox
R Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 16 Engine
R Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 8 Tyre
R Timo Glock Germany Toyota 6 Damage
R David Coulthard Britain Red Bull-Renault 0 Accident
FASTEST LAP: Felipe Massa Brazil Ferrari 55 1:18.426
* Sebastien Bourdais was penalised 25 seconds for a collision with Felipe Massa, and dropped from 6th place to 10th.
Standings
Points standings (after 16 rounds)
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 84
2. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 79
3. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 72
4. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 63
5. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 56
6. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 51
7. FERNANDO ALONSO Spain Renault 48
8. SEBASTIAN VETTEL France Toro Rosso-Ferrari 30
JARNO TRULLI Italy Toyota 30
10. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 21
11. TIMO GLOCK Germany Toyota 20
12. NELSON PIQUET Brazil Renault 18
13. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 17
14. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 11
15. KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 9
16. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 8
17. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 4
18. JENSON BUTTON Britain Honda 3
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. FERRARI 142
2. MCLAREN-MERCEDES 135
3. BMW SAUBER 128
4. RENAULT 66
5. TOYOTA 50
6. TORO ROSSO-FERRARI 34
7. RED BULL-RENAULT 29
8. WILLIAMS-TOYOTA 26
9. HONDA 14
Nenhum comentário:
Postar um comentário