Esse GP em Hockeinheim teve um componente saudosístico, afinal lembrou-se muito do antigo (e muito mais legal) traçado com as longas retas pela floresta, além do fato de que foi neste circuíto que há 30 anos Nelson Piquet estreou na categoria com uma Ensign.
A McLaren está andando muito forte e Hamilton confirmou essa tendência ao marcar o melhor tempo no treino classificatório, e vencer mais uma vez na temporada. O inglês disparou na frente e a corrida estava monótona até que Glock achou o muro e entrou o carro-madrinha na metade do GP. E aí foi o lance de pura sorte de Nelsinho Piquet: valendo-se da manjada tática de largar lá nas últimas filas com tanque cheio para fazer apenas um pit stop, o brasileiro parou pouco antes do acidente de Glock, e assim, quando o carro-madrinha entrou foi só se manter na pista e ganhar as posições de todos os que fizeram a segunda parada. Tudo isso seria em vão se o cara não andasse nada a partir dali e fosse ultrapassado por todo mundo de novo, mas esse não foi o caso com Piquet, que andou forte até o final (causando até uma espécie de ansiedade no narrador e comentarista - e na própria equipe, conforme se soube depois - de que o cara, na verdade, não tinha combustível suficente para evitar um segundo pit). De outro lado, Alonso rodou e finalizou apenas na 11.ª posição. As coisas começam a melhorar significativamente para o até então contestado Piquet.
Massa não tinha carro para acompanhar Hamilton, e estava na frente deste quando o inglês parou pela última vez nos pits, mas o brasileiro não ofereceu resistência na ultrapassagem, pensando nos pontos para o campeonato. Achei que ele deveria ter endurecido a disputa, pois se houvesse acidente, os dois abandonariam e não marcariam pontos; e ainda Piquet venceria sua primeira corrida (depois o Gilberto ponderou que Raikkonen ganharia de uma vez duas posições, e conseguiria um pódio e sairia da Alemanha na liderança do campeonato, e com possibilidade de exercer prerrogativas de número um da Ferrari).
Agora Hamilton lidera, quatro pontos a frente de Massa, que livra outros quatro pontos de Raikkonen. O inglês e a McLaren estão em melhor momento, e são favoritos para o próximo GP, em Hungaroring.
German Grand Prix Results - 20 July 2008 - 67 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 67 1h31m20.874
2. Nelson Piquet Brazil Renault 67 5.586
3. Felipe Massa Brazil Ferrari 67 9.339
4. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 67 9.825
5. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 67 12.411
6. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 67 14.403
7. Robert Kubica Poland BMW Sauber 67 22.682
8. Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 67 33.299
9. Jarno Trulli Italy Toyota 67 37.158
10. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 67 37.625
11. Fernando Alonso Spain Renault 67 38.600
12. Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 67 39.111
13. David Coulthard Britain Red Bull-Renault 67 54.971
14. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 67 1m00.003
15. Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 67 1m09.488
16.* Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 67 1m24.093
17. Jenson Button Britain Honda 66 1 Lap
R Rubens Barrichello Brazil Honda 50 Damage
R Mark Webber Australia Red Bull-Renault 40 Engine
R Timo Glock Germany Toyota 35 Accident
FASTEST LAP: Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 52 1:15.987
* Fisichella penalised 25 seconds for stopping while the pitane was closed.
Standings
Points standings (after 10 rounds)
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 58
2. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 54
3. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 51
4. ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 48
5. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 41
6. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 28
7. JARNO TRULLI Italy Toyota 20
8. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 18
9. FERNANDO ALONSO Spain Renault 13
10. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 11
11. NELSON PIQUET Brazil Renault 10
12. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 8
KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 8
14. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 6
SEBASTIAN VETTEL France Toro Rosso-Ferrari 6
16. TIMO GLOCK Germany Toyota 5
17. JENSON BUTTON Britain Honda 3
18. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 2
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. FERRARI 105
2. BMW SAUBER 89
3. MCLAREN-MERCEDES 86
4. TOYOTA 25
5. RED BULL-RENAULT 24
6. RENAULT 23
7. WILLIAMS-TOYOTA 16
8. HONDA 14
9. TORO ROSSO-FERRARI 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário