Assim como ocorreu em 2007, a decisão do título de campeão de pilotos de 2008 teria como sede o autódromo de Interlagos, mas dessa vez um brasileiro era postulante ao título. A tarefa de Massa não era fácil, mas hoube uma espécie de mobilização nacional - a Formula 1 foi assunto durante a semana inteira na TV - na crença de que Hamilton falharia na hora decisiva.
O treino classificatório foi emocionante e o resultado satisfatório: Massa garantiu a pole, e Hamilton alinhou em 4.º; entre os dois ficaram Trulli e Raikkonen, com Kovalainen e Alonso em 5.º e 6.º lugares. O espanhol sugeriu que teria satisfação em ficar na frente de Hamilton para colaborar no título de Massa.
A largada ganhou um ingrediente inesperado de tensão, pois chovera forte e se impôs o seu adiamento por meia hora.
Massa andou na frente o tempo todo, então o que importava era acompanhar o rendimento de Hamilton. Faltando duas voltas para o fim, todos haviam parado para colocar pneus de chuva, pois as condições da pista haviam piorado significativamente. Timo Glock, no entanto, permaneceu com sua Toyota na pista e estava na 4.ª colocação, estatamente a frente de Vettel e Hamilton - esse resultado dava o título a Massa. O brasileiro finalizou a corrida, comemorou a vitória e o título, o box da Ferrari também, mas na última curva Glock não conseguia manter o carro na pista e perdeu muito tempo, e assim foi ultrapassado por Vettel e Hamilton, o que acabou dando o título ao inglês da McLaren.
Massa foi muito aplaudido e elogiado; por outro lado, não demorou para circularem notícias de que Glock teria facilitado para Hamilton, de olho em algum contrato com a McLaren, o que evidentemente não era o caso; o alemão simplesmente estava com o pneu errado para as condiçóes da pista, e resolveu adotar uma estratégia que acabou lhe favorecendo, pois ganhou posições em comparação com o rendimento que teria caso tivesse trocado de pneus como todos os outros.
A temporada 2008 foi bastante emocionante, com dois postulantes ao título com chances de se tornar campeão até a última curva. Além disso, outros pilotos e equipes conseguiram resultados significativos a partir da segunda metade da temporada, o que permite projetar um bom campeonato de 2009.
Brazilian Grand Prix Results - 2 November 2008 - 71 Laps
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT LAPS TIME/RETIRE
1. Felipe Massa Brazil Ferrari 71 1h34m11.435
2. Fernando Alonso Spain Renault 71 13.298
3. Kimi Raikkonen Finland Ferrari 71 16.235
4. Sebastian Vettel Germany Toro Rosso-Ferrari 71 38.011
5. Lewis Hamilton Britain McLaren-Mercedes 71 38.907
6. Timo Glock Germany Toyota 71 44.368
7. Heikki Kovalainen Finland McLaren-Mercedes 71 55.074
8. Jarno Trulli Italy Toyota 71 1m08.433
9. Mark Webber Australia Red Bull-Renault 71 1m19.666
10. Nick Heidfeld Germany BMW Sauber 70 1 Lap
11. Robert Kubica Poland BMW Sauber 70 1 Lap
12. Nico Rosberg Germany Williams-Toyota 70 1 Lap
13. Jenson Button Britain Honda 70 1 Lap
14. Sebastien Bourdais France Toro Rosso-Ferrari 70 1 Lap
15. Rubens Barrichello Brazil Honda 70 1 Lap
16. Adrian Sutil Germany Force India-Ferrari 69 2 Laps
17. Kazuki Nakajima Japan Williams-Toyota 69 2 Laps
18. Giancarlo Fisichella Italy Force India-Ferrari 69 2 Laps
R Nelson Piquet Brazil Renault 0 Accident
R David Coulthard Britain Red Bull-Renault 0 Accident
FASTEST LAP: Felipe Massa Brazil Ferrari 36 1:13.376
DRIVERS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS DRIVER NATIONALITY ENTRANT POINTS
1. LEWIS HAMILTON Britain McLaren-Mercedes 98
2. FELIPE MASSA Brazil Ferrari 97
3. KIMI RAIKKONEN Finland Ferrari 75
ROBERT KUBICA Poland BMW Sauber 75
5. FERNANDO ALONSO Spain Renault 61
6. NICK HEIDFELD Germany BMW Sauber 60
7. HEIKKI KOVALAINEN Finland McLaren-Mercedes 53
8. SEBASTIAN VETTEL France Toro Rosso-Ferrari 35
9. JARNO TRULLI Italy Toyota 31
10. TIMO GLOCK Germany Toyota 25
11. MARK WEBBER Australia Red Bull-Renault 21
12. NELSON PIQUET Brazil Renault 19
13. NICO ROSBERG Germany Williams-Toyota 17
14. RUBENS BARRICHELLO Brazil Honda 11
15. KAZUKI NAKAJIMA Japan Williams-Toyota 9
16. DAVID COULTHARD Britain Red Bull-Renault 8
17. SEBASTIEN BOURDAIS France Toro Rosso-Ferrari 4
18. JENSON BUTTON Britain Honda 3
CONSTRUCTORS CHAMPIONSHIP POSITIONS:
POS CONSTRUCTOR POINTS
1. FERRARI 172
2. MCLAREN-MERCEDES 151
3. BMW SAUBER 135
4. RENAULT 80
5. TOYOTA 56
6. TORO ROSSO-FERRARI 39
7. RED BULL-RENAULT 29
8. WILLIAMS-TOYOTA 26
9. HONDA 14
Nenhum comentário:
Postar um comentário