quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O CD da Burnin´ Boat - "Ignitin´" (2001) - Parte I - a gravação

Ignitin´

A história do nosso cd começou a partir do momento em que consolidamos a formação da banda e reunimos um punhado de composições próprias. Após o ingresso do Nilton e do Cláudio evoluímos rapidamente e fizemos bons shows. Em meados de 2000, Bruce acenou, então, com a possibilidade de patrocínio do cd, e o esquema foi mais ou menos o seguinte: a mãe do Bruce, a Janice, havia custeado uma grande viagem do irmão dele pelo exterior, e assim ela queria fazer algo do tipo para o filho mais velho; como o Bruce não se interessava por viagens desse tipo, surgiu a idéia de que a Janice poderia arcar com a gravação do cd. Assim, a nossa responsabilidade seria, exclusivamente, o comparecimento ao estúdio para gravar as nossas músicas. O repertório consistia em “Hidden”, “Over the Moon”, “Boats are Burning”, “Cold Wind”, “Noise Garden”, “Sweet Thing” e “Attitude Adjustment”, além das covers de Fastway (“Say What You Will”, imortalizada na abertura do seriado Armação Ilimitada) e do conhecido tema de abertura do seriado japonês Spectreman.

A escolha do estúdio e do produtor foi feita pelo próprio Bruce, que acatou sugestão do Pedro, que já utilizava largamente o Estúdio Brother´s e o Wayner há um bom tempo, seja com a Parasite, seja com a Winston. A idéia era a de que cada instrumento seria gravado separadamente, e que com tudo gravado no micro poderíamos regravar as linhas no futuro sempre que quiséssemos (mais tarde soubemos que as coisas não eram assim tão simples, e que tomaria um tempo tão grande na mixagem das faixas que seria mais fácil gravar tudo de novo).

No inverno de 2000, lá por junho, começamos as gravações. Acho que foi num sábado que gravamos as linhas de bateria – eu tocando junto à mesa de som, e o Bruce isolado no estúdio. A primeira música foi Boats are Burning, e a estratégia do Bruce que era a de gravar logo a música mais rápida, para aproveitar que estava descansado, se revelou despicienda, pois na verdade era mais importante aquecer com uma mais tranqüila. Gravamos, então, Over the Moon, e sucessivamente todas as outras. Acredito que o próximo a gravar foi o Nilton, que numa manhã gelada gravou todas as suas linhas, basicamente na primeira tentativa (talvez só o início de Noise Garden, que ainda não estava bem assimilado, tenha causado alguma complicação). Acho que a guitarra base, sempre gravada duas vezes, foi completada em uma ou duas tardes. Quando fomos gravar os meus solos, rolou um mal-entendido incrível, que quase arruinou a gravação do cd. Foi uma falha de comunicação entre eu e o Wayner, e após várias horas de gravação, quando percebi que todos os solos que eu tinha feito até ali – tudo em um take só - , com todos os erros, estavam valendo como se fossem as versões definitivas, me decepcionei com o grande número de pessoas da banda e de fora da banda que estava na mesa de som e não percebeu que algo estava errado. Sucedeu um período bizarro de insatisfação crescente, no qual as coisas não eram ditas abertamente, até que meses depois nos encontramos na Famecos, eu, Bruce e Luciano, e falamos sobre todas essas babaquices. Felizmente superamos tudo isso, e reiniciamos as gravações em fevereiro de 2001, já com duas novas (e boas, a nosso juízo) músicas: Heartbreakin´ e Black Dressing Soul. Essas músicas foram compostas em ensaios, e resolvemos acrescentá-las ao repertório do cd.

Essa segunda etapa de gravações foi mais rápida; em umas duas ou três sessões gravei as guitarras dessas novas, e refiz as de “Over the Moon” e “Say What You Will”, bem como o solo da primeira. O Cláudio e o Nilton também não tiveram problemas, e o Luciano finalizou as gravações de todos os vocais. Com tudo registrado, o Bruce e o Wayner dedicaram algumas manhãs para mixar as músicas e finalizar o projeto. O Bruce e o Minduim cuidaram da parte gráfica do encarte e de toda logística, e assim no início do inverno de 2001 tínhamos o cd pronto. A idéia do título “Ignitin´” foi do Bruce, assim como a de não agradecer ninguém que não a mãe dele (sem a qual o cd não teria sido possível na época) e a Raquel (que compôs a letra de algumas músicas para a banda, notadamente “Hidden” e “Cold Wind”) nos créditos. As fotos do encarte foram tiradas pelo Bruce, e o modelo foi o Luciano, no cais do porto.

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