sábado, 26 de dezembro de 2009
Resenha de CD - Jimi Hendrix "First Rays of the New Rising Sun" (1997)
Nesses últimos dias tenho me interessado mais de perto pelo timbre da Fender Stratocaster, então veio em boa hora uma promoção da Saraiva com CDs relançados da Universal, sobretudo porque tive a oportunidade de aumentar a coleção com discos do Cream, Clapton e, fundamentalmente, Hendrix. Já estou familiarizado com a noção de que "First Rays of the New Rising Sun" é uma espécie de tentativa de antecipar o que eventualmente seria o quarto disco de Jimi Hendrix, com base no material que o cara gravou e/ou executou ao vivo até setembro de 1970. Com os ouvidos um pouco mais treinados, estou curtindo algumas das boas faixas desse disco, que ao meu sentir não é tão bom quanto poderia ser o quarto álbum de Hendrix, se fosse o caso. Já conhecia "Freedom" em versão de Glenn Hughes, mas o original é muito superior, notadamente pelo fantástico timbre de Stratocaster que desde logo abre a faixa. "Izabella" é muito boa, ressalvado o refrão, e admito que o solo de guitarra, que conta com um timbre bem característico e expressivo na hora dos bends nas casas mais agudas, acaba se tornando um pouco abusivo por conta, justamente, de um monte de bends nas casas mais agudas. Particularmente, minha favorita é "Dolly Dagger", em razão de sua introdução ameaçadora, que me lembra menos rock do que jazz fusion ou algo que o valha. Além disso, a linha de baixo é muito legal e também vale a pena prestar atenção nas bases das guitarras. Lembro de quando o Barboza me mostrou uma música do Hendrix e dizia que Lenny Kravitz havia roubado um lick de tal faixa para criar o espetacular riff de "Are You Gonna Go My Way"; entendo que ele se referiu erroneamente a "Lover Man", pois particularmente acho que um riff que aparece no meio (i. é, logo após o solo de guitarra) de "Ezy Rider" é exatamente os primeiros compassos do riff da música clássica de Kravitz. Se "Drifting" é mais uma balada bonita de Hendrix (convém reparar na beleza dos timbres limpos da Stratocaster), "Stepping Stone" tem uns licks com pedal wah que serviram como inspiração imediata para muitos dos licks de Steve Vai e Joe Satriani. "Hey Baby (New Rising Sun)" é majestosa demonstração da capacidade de Hendrix preencher o som com base e solo simultaneamente, algo que só Eddie Van Halen conseguiu repetir satisfatoriamente. Já percebi que se impõe dedicar atenção aos discos de Hendrix mediante repetidas audições com ouvidos pesquisadores para bases, solos, timbres, efeitos, etc.
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