- foi num sábado. A compra do ingresso foi ingrata e proporcionou um momento bizarro - foi numa dessas lojas de surf do Praia de Belas, e o atendedor se dirigiu a mim com um "iaíiiiii véio". Encaminhei-me só no final da tarde ao Araújo Viana; peguei uma fila sem demora, e consegui um belíssimo lugar reservado na frente por um parceiro.
O show começou com uma música improvável - TIME do álbum Crystal Planet. Não acho que tenha sido uma escolha feliz. Mas o que seguiu foi um set list bem completo, com músicas boas de todos os discos (é essencialmente o mesmo do cd/dvd Live in San Francisco). As músicas nós (o público) conhecíamos, de modo que o que causou espanto mesmo foi a técnica do cara. Foi uma constante durante o show aquelas expressões do tipo "bah, que fdp tocar desse jeito" ou "depois desse solo, vou largar a guitar" (esta última também rolou no show do Vai). Os mais exaltados mostraram o dedo-médio pro guitarrista, que parecia entender a gozação e retribuia solando e sorrindo.
Os truques do cara são geniais: aqueles harmônicos artificiais (gritinhos) com alavanca, dando toda a impressão de que a corda vai arrebentar (na minha guitar arrebentou sempre que eu tentei...), especialmente em SURFING WITH THE ALIEN, THE EXTREMIST e outras, sem contar os licks com two hands, ou mesmo com as "two hands" invertidas (como naquela parte inacreditável de COOL #9), e os arpejos ligados (em THE MYSTICAL POTATOE GROOVE HEAD THING).
Era turnê do ENGINES OF CREATION, álbum em que Satch investiu nos recursos eletrônicos, abandonando a formação tradicional guitar-baixo-bateria. O disco não (me) agradou nem um pouco, mas as músicas deste disco, tocadas no show, sem teclados, ficaram boas, especialmente DEVIL´S SLIDE, que é das melhores da discografia do músico (e contou com participação do público bem ativa, diferentemente do cd/dvd Live in San Francisco).
Momento Lucky Strike do show foi o solo do Stu Hamm (ainda não descobri porque ele é vaiado pela platéia do cd/dvd já referido).
Satriani não é tão teatral e performático quanto Steve Vai, mas suas músicas são muito melhores (menos bizarras - MÚSICAS mesmo, simples e efetivas, sem prejuízo da qualidade e do virtuosismo). É um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos.
Um comentário:
Eu também me perguntava sobre as vaias pro Stu Ham, até que resolvi procurar no google e descobri que na verdade eles estão dizendo "Stuuuuu", só de sacanagem mesmo... hehehe
Postar um comentário