terça-feira, 16 de março de 2010

Discografia Deep Purple – Parte XV “Days May Come and Days May Go” (2000)

Se as jams do Deep Purple nas apresentações ao vivo são parte dos melhores momentos de discos como “Made in Japan” e “Made in Europe”, bem como de todos os bootlegs com shows da banda, então seria natural que um CD com registros dos ensaios pudesse ser considerado magnífico. Lembro de ter lido algo sobre o lançamento de um CD com os ensaios do Mark IV após o ingresso de Tommy Bolin e antes do “Come Taste the Band”, e imediatamente fiquei instigado a ouvir o resultado, embora jamais pensasse que encontraria o CD em lojas, pois era do tipo que se vende em sites internacionais. Pois encontrei, pouco depois, em 2000, na Zeppelin da Gal. Luza e, embora o preço nada atrativo, trouxe para casa.

Diria que nem todas as jams do Deep Purple são são espetaculares... bem vistas as coisas, percebo que as jams que apareceram nos discos ao vivo não prescindiram de ensaios prévios e combinações instantâneas, de maneira que não se pode achar que tudo era criado magicamente na hora, ou em bom português, “in the flesh”. Esse CD “Days May Come and Days May Go” traz parte dos ensaios de junho de 1975 numa espécie de gigante armazém transformado em estúdio. É legal (a) ouvir o Mark IV inteiro, tocando a valer, Bolin, Coverdale, Hughes, Lord, Paice; (b) ouvir David Coverdale improvisando vocais nas diversas faixas, mesmo sobre improváveis jams, de maneira que o vocalista não fica só observando e ouvindo o som dos demais.

Duas das faixas são bem conhecidas, pois vieram a ser gravadas no “Come Taste the Band”: o disco abre com “Owed to G” que é a parte instrumental que segue a “This Time Around”. É basicamente igual à versão que logo a seguir foi registrada em estúdio. A outra é uma versão de “Drifter”, com letra diferente, mas o instrumental também é praticamente todo igual ao do disco que foi lançado no mesmo ano. Antes desta, porém, há um “Drifter (rehearsal sequence)” no qual se ouvem Glenn Hughes, Coverdale e Bolin ensaiando melodias para o vocal. Além destas, consta uma longa jam sobre os conhecidos versos “Dance to the Rock´n´Roll”, e é agora que não entendo mesmo porque isso não virou música no álbum do Mark IV. Afinal, o refrão e o riff principal estão ali, só faltam uns versos, e isso é muito fácil de encaixar; posso pensar em uns acordes, ao estilo “Burn”, por exemplo, sobre os quais seriam cantados os versos, mantendo-se o mesmo andamento na bateria. Acredito que seria uma das melhores do disco, e engrandeceria ainda mais a obra.

“IF You Love Me Woman” é uma jam funky sobre a qual Coverdale canta o título várias vezes e, como em tantas outras, acrescenta os tradicionais “woman, woman” e “baby, baby”, e “need your Love”.

“The Orange Juice Song” tem pouco mais de 3min e é muito legal; trata-se de uma comovente balada ao estilo “Mistreated”, com Coverdale murmurando sentimento numa letra improvisada, sobre uns acordes providenciados pelo Hammond de Lord. Ao final, o tecladista executa a melodia do “Concerto de Aranjuez”, e eis a sacada genial com o título da faixa.

“I Got Nothing For You” e “The Last of the Long Jams” são jams com duração aproximada de 10min, com solos, improvisações de vocais, etc. Aqui, como nas demais, percebe-se o quanto Ian Paice se empenha em criar levadas de bateria, com rolos e tudo mais, e é legal notar o quanto o lendário baterista levava a sério aqueles ensaios – o cara toca pra valer, não está guardando nada. Há ainda espaço para um cover de blues, “Statesboro Blues”.

Acreditava que nessas jams todas encontraria riffs, melodias e partes de músicas que compuseram o “Come Taste the Band”. No entanto, com exceção das já mencionadas, a parte significativa desses ensaios não saiu

Se não é um registro indispensável ou uma demonstração do brilhantismo dos caras na arte da improvisação, é certo que vale como documento adicional do curto período no qual vigorou o Mark IV. No encarte do CD há esclarecimento de que ali constam os melhores momentos dos ensaios, e que haveria um material extra que seria vendido pelo site para os fãs ardorosos e completistas. Entretanto, vejo no Wikipédia que há um “1420 Beachwood Drive: The 1975 Rehearsals, volume 2”, no qual o track list seria “Drifter (version 2)”, “Sail Away riff”, “You Keep on Moving (take 1)”, “Pirate Blues (jam)” e “Say You Love Me”. No mínimo gostaria de ouvir esse take 1 de “You Keep on Moving”.

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