Sessão URSO (guitarras e bateria de "All Black" - 27.03.2010)
Depois do primeiro ensaio da URSO, o Valmor e eu tratamos de combinar as estruturas das 12 jams resultantes. Em casa, gravei os riffs de quatro faixas no POD Farm utilizando o mesmo timbre do amplificador Soldano do ensaio, só que com a EQ do preset, o que conferiu maior peso às guitarras. Aparentemente não houve problemas sérios de atrasos na gravação dos riffs, tanto que o Valmor conseguiu aproveitar todas as partes de "All Black" para fazer uma linha de bateria que serviria de guia. O cara não se segurou e inseriu uma parte quebrada para uma espécie de riff de transição, com instruções para que fosse algo System of a Down, com escalas exóticas. Só o que me ocorreu foi um riffão pesado com notas soltas, aproveitando as quebradas da bateria. Encontramo-nos no sábado, 27.03.2010, na casa dele, para discutir mais essas ideias. Ficamos trabalhando sobre a "All Black" e chegamos a várias conclusões. A ideia inicial do Valmor não funcionava adequadamente, então toquei o riffão sem muita quebradeira. Fiquei satisfeito em saber que o riff principal, remotamente inspirado em King Crimson, era em 6/8 (embora seja passível de acompanhamento em 4/4), e conseguimos desenvolver uma parte sobre uns acordes tocados nota por nota com as cordas abafadas em 7/8 e 9/8, segundo contagem do Valmor. Fiquei satisfeito pois obter esse efeito não é nada difícil, seguindo-se adequadamente o sentido das palhetadas (para cima e para baixo). Acho que conseguimos montar uma estrutura boa, embora me pareça que o maior desafio (e isso deverá se repetir em todas as outras faixas) seja o de recriar a espontaneidade e a beleza do ensaio original. Particularmente achei muito melhores as versões do ensaio, inclusive e sobretudo as levadas de bateria e a sucessão dos riffs e acordes. Embora tenhamos gravado o mais "live" possível (primeiro uma guitarra guia, depois a bateria do Valmor, depois duas dobras de guitarras sobre a linha de bateria, com overdubs apenas nos erros de guitarra e bateria), no ensaio as transições haviam sido todas muito mais certas e oportunas. É a tarefa de fazer com que jams se transformem em músicas. Abaixo segue o que resultou de "All Black" ao final da sessão:
Antes de encerrar os trabalhos, no entanto, conversamos brevemente sobre uma das que tinha gravado em casa (com introdução de acordes climáticos, um riff pesado e repetitivo com várias versões, e os acordes melódicos que foram inventados no primeiro ensaio), e o Valmor sugeriu um riff diferente, com utilização mais enfática da 6.ª corda solta. Registramos esse riff e o Valmor mandou, mais além, sua sugestão de estrutura com inclusão de todas essas partes. Ficou legal, mas acho que quando tocarmos os quatro essa música, provavelmente se imporá a repetição de alguns riffs e partes. Segue o resultado, por ora:
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